more amazing news

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Bisnaguinhas de farinha integral

Share it Please


150g de farinha de trigo para pão
150g de farinha de trigo integral para pão
2 colheres (chá) de fermento seco para pão
1 1/2 colher (sopa) de açúcar
100ml de leite morno
120ml de água morna
1 colher (chá) de sal
20g de manteiga sem sal em temperatura ambiente



Pese as duas farinhas numa vasilha e misture bem. Divida em duas partes. Numa delas, coloque o fermento e o açúcar ao lado. Na outra, coloque o sal e a manteiga. Despeje o leite e a água em temperatura morna sobre o fermento. Misture bem até formar uma massa elástica (uns 2 minutos). Despeje aí o resto da farinha de trigo e mexa com cuidado até tudo ser incorporado. Jogue a massa na mesa, sem polvilhar mais farinha e sove até formar uma massa lisa. Para mim deu ponto logo, acho que não deu nem 5 minutos. Faça uma bola com a massa, coloque numa vasilha e cubra com filme plástico. Deixe em lugar abafado até dobrar de volume.
Depois da primeira fermentação, dê alguns socos de leve com o punho fechado na massa para tirar o gás acumulado. Divida a massa (eu fiz 12 bolinhas de 50g cada), modele em bolinhas e deixe coberto com pano de prato molhado e bem torcido por 10 minutos.
Terminado este descanso, modele no formato desejado e disponha em forma untada com manteiga. Cubra com filme plástico e deixe fermentar até dobrar de volume novamente.
Pré-aqueça o forno a 190oC.
Leve os pães para assar por uns 20 minutos ou até que fiquem levemente corados. via


Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef