more amazing news

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Cuscuz com carne (ksekssou belrram)

Share it Please


- 4 colheres de óleo vegetal
- 1 kg de carne com osso, cortada em pedaços médios
- 1 kg de couscous
- 2 cebolas grandes picadas
- 6 dentes de alho picados
- 1 colher de chá de açafrão-da-terra em pó
- 1 colher de chá de cominho em pó
- ¼ colher de chá de páprica picante
- ¼ colher de canela em pó
- 5 xícaras de chá de caldo de carne
- 5 xícaras de chá de água
- 3 colheres de sopa de extrato de tomate
- 3 folhas de louro
- 1 batata ou batata-doce sem casca e em pedaços pequenos
- 2 cenouras cortadas em pedaços pequenos
- 1 colher de chá de sal
- 2 abobrinhas cortadas em rodelas espessas
- 1 pimentão grande, cortado em rodelas espessas
- 2 xícaras de chá de grão-de-bico (deixar de molho na véspera)
Para o couscous:
- 1 kg de couscous
- 1 copo de (250 ml) de água morna, ligeiramente salgada
- 50g de manteiga com sal derretida

Couscous
Despeje os grãos de couscous numa bandeja retangular grande e umedeça-os pouco a pouco com água morna. Usando as mãos, incorpore toda a água nos grãos uniformemente, desprendendo-os para que fiquem soltos. A água morna fará com que os grãos se expandam e fiquem macios ao cozinhar. Reserve por 15 minutos.
Coloque o couscous no coador quando o guisado começar a ferver, e ponha o coador em cima da panela do guisado. Note que o couscous não deve tocar o caldo do guisado. Tampe o coador e deixe cozinhar por 20 minutos.
Remova o couscous do coador e despeje-o numa assadeira funda. Enquanto isso o guisado deve continuar cozinhando. Usando um garfo, separe os grãos até que fiquem completamente soltinhos. Misture gradativamente um pouco da manteiga aos grãos permitindo que ela seja absorvida. Faça isso até que todo o couscous esteja levemente umedecido com a manteiga, tomando cuidado para não colocar manteiga demais. Coloque novamente o couscous no coador para cozinhar mais um pouco, assim que você adicionar os legumes ao guisado e ele começar a ferver. Tampe o coador e deixe tudo cozinhar por 20 minutos ou até que os legumes estejam cozidos.
Finalmente, remova o couscous e despeje-o num assadeira funda mais uma vez. Use um garfo e as mãos para soltar os grãos do couscous umedecendo-os um pouco mais com a manteiga, como feito anteriormente. Coloque o couscous numa travessa redonda funda e abra um buraco raso no meio para o cozido.
Carne
Numa panela alta, em fogo forte, aqueça o azeite e refogue a carne. Retire a carne da panela e frite cebola até dourar. Abaixe o fogo e adicione o alho e as especiarias. Deixe cozinhar por mais ou menos cinco minutos.
Adicione o caldo de carne, água, extrato de tomate, folhas de louro, grão-de-bico. Retorne a carne à panela. Tampe e deixe cozinhar por 30 minutos. Adicione as batatas e as cenouras. Tampe novamente a panela e deixe cozinhar por mais 15 minutos.
Adicione a abobrinha e o pimentão. Cubra novamente e deixe cozinhar por mais 20 minutos, até que todos os legumes estejam cozidos.
Para servir, coloque couscous num prato redondo fundo e faça um buraco raso ao centro. Coloque no centro a carne e por cima os legumes. Acompanhe com uma tigela de rarissa e outra do caldo do cozido.


Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef