more amazing news

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Alimentos orgânicos fazem bem apenas para os vendeDORES

Share it Please

Uma nova pesquisa publicada na revista científica Journal of the Science of Food and Agriculture mostrou que não há evidência que apóie o argumento que comida orgânica é melhor do que alimentos cultivados com pesticidas e adubos químicos.


Muitas pessoas pagam bem mais caro por alimentos orgânicos por acreditarem que eles possuem maior valor nutricional. Mas uma pesquisa realizada por Susanne Büngel e colegas da Universidade de Copenhagen mostra que não há evidência clara que apóie esta afirmação.


O estudo se deteve na retenção de minerais e traços de elementos químicos em animais que se alimentaram estritamente de vegetais comuns nas listas de compras da maioria das famílias (cenouras, repolho, ervilhas, maçãs e batatas) procedentes de três métodos de cultivação diferentes.


Os vegetais foram cultivados utilizando o mesmo tipo de solo em campos adjacentes ao mesmo tempo, portanto passaram pelas mesmas condições climáticas. Todos os tratamentos e colheitas foram feitos ao mesmo tempo. Os vegetais orgânicos foram plantados em solo orgânico.


Depois da colheita os resultados das análises não exibiram diferenças nos níveis de nutrientes e traços de produtos químicos nos vegetais cultivados.


Animais foram alimentados com os produtos destas plantações por dois anos. Foram medidos os níveis de ingestão de vários minerais e traços de elementos na excreção. Mais uma vez os resultados não exibiram diferenças na retenção de elementos não importando o método de cultivo.


O estudo não apóia a crença de que alimentos cultivados de maneira orgânica contenham, de maneira geral, mais nutrientes ou traços de elementos do que alimentos produzidos de maneira convencional.


As plantações modernas utilizam produtos químicos - para controlar a erva daninha, infestações e doenças - testados extensivamente e são rigorosamente regulamentados. Uma vez no solo, os minerais e nutrientes de fertilizantes naturais e artificiais são quimicamente idênticos. Alimentar-se de vegetais orgânicos é uma escolha de estilo de vida para aqueles que podem pagar por eles.


É melhor para saúde?


Sim, nós comsuminos pesticidas contidos nos vegetais produzidos tradicionalmente, porém são quantidades minúsculas e não existem evidências concretas de que eles causem efeitos negativos no organismo. Portanto, se você come orgânico porque tem medo de pesticidas também deveria cuidar com o uso do telefone celular.


É mais saboroso?


Estudos científicos negam que a afirmação generalizada "comida orgânica é mais saborosa" seja verdadeira e cada produto deve ser considerado separadmente antes que qualquer afirmação seja feita. [ScientificBlogging, Ingenta]


Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef