more amazing news

terça-feira, 7 de setembro de 2010

10 Filmes sobre Vinho

Share it Please


O vinho está em nossas vidas há pelo menos 6 mil anos.
Faz parte de relatos ancestrais e de cerimônias religiosas desde a Grécia antiga.
Em Roma, o vinho era tão importante que havia um deus do vinho, Baco, versão romana do deus grego Dionísio.
Hoje em dia, a indústria do vinho prosperou e a bebida está mais presente e acessível. É estudada por seus benefícios à saúde e cultuada por seus entusiasmados conhecedores.
O cinema produziu alguns filmes sobre o vinho e esta é uma lista com 10 deles.


1. Sideways, Entre Umas e Outras (Paul Giamatti é um escritor depressivo que decide dar ao seu melhor amigo uma viagem pelas vinícolas da Califórnia como presente de despedida de solteiro. no caminho conhecem duas mulheres que, como eles, amam os vinhos. um pequeno grande filme, que chegou a ser indicado aos principais Oscars e ganhou o de roteiro)


2. Caminhando nas Nuvens (Keanu Reeves é um jovem que volta da segunda guerra e conhece no ônibus a filha de um vinicultor, que está voltando do colégio para casa para ajudar na colheita. ela não é casada, mas está grávida e ele se oferece para passar por seu marido e conter a ira do pai. linda fotografia, muita gente pisando em uvas e uma linda trilha para embalar)


3. Um Bom Ano (Russell Crowe é um investidor inglês workaholic e sem muitos escrúpulos, que herda de seu tio - Albert Finney - uma vinícola na França, onde ele passou a infância. quando visita o local, acaba seduzido por suas lembranças e pela atmosfera. um pequeno e incomum filme de Ridley Scott)


4. Mondovino (um excelente documentário sobre a guerra entre as poderosas famílias produtoras de vinho, em especial, da Califórnia e da Borgonha. o filme satiriza os mitos e o apetite voraz dos americanos que trocaram a qualidade pelo lucro fácil. exibido em Cannes na mostra oficial e indicado ao Cesar de filme europeu)


5. Conto de Outono (uma viúva de 45 anos vive sozinha no campo, onde produz vinhos, desde que os filhos foram embora. suas amigas tentam lhe arrumar um novo marido. um dos contos de Eric Rohmer, feito com pouca verba, mas com leveza)


6. Bottle Shock (baseado em fatos reais, retrata os primeiros anos da produção de vinho no vale de Napa, na California, culminando com a histórica vitória de uma vinícola local na competição de melhores vinhos do mundo em 1976, que colocou a região no mapa. um ótimo filme)


7. O Rato que Ruge (um fictício menor país do mundo, localizado nos Alpes, entre a França e a Suíça, tem como única fonte de renda a exportação de um famoso vinho para os Estados Unidos, mas uma falsificação feita na California faz com que parem de importá-lo, levando o país a uma crise econômica. por isso o primeiro-ministro tem a idéia de declarar guerra aos EUA, esperando ajuda após serem derrotados, o problema é que eles "vencem" a guerra. veículo para o genial Peter Sellers fazer rir com vários personagens. divertido)


8. O Vale das Paixões (em 1931, uma jovem muda-se da Inglaterra para a California para ajudar os tios, produtores de vinho, que continuam ricos apesar dos anos de lei seca. o objetivo é casá-la com o herdeiro de outra vinícola e assim unir os clãs. claro que nem tudo vai sair como planejado. novelão de Henry King)


9. Uncorked - At Sachem Farm (um rapaz - Rufus Selwell - planeja vender a valiosa coleção de vinhos da família para financiar seu projeto de mineração, que acredita irá deixá-lo rico. mas seu excêntrico tio - Nigel Hawthorne - tem outros planos para a coleção. filme independente pouco conhecido)


10. O Ano do Cometa (uma moça é enviada a Escócia para catalogar os vinhos de seu pai e encontra uma raríssima garrafa de vinho, produzida no ano da passagem do cometa Halley em 1811. um tesouro que é perseguido por vários mercenários e ela vai precisar da ajuda de um grosseirão, por quem obviamente vai se apaixonar. fraco, bem fraco)

Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef