more amazing news

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

sucos e sucos

Share it Please

78_reklama_74057.jpg


Quem resiste a um bom copo de suco de frutas, principalmente nos dias quentes do verão que já está chegando? O melhor é que os sucos são uma forma prática e gostosa de consumir boas quantidades de vitaminas e minerais, mesmo para quem não tem o hábito de comer frutas in natura. Há sucos para todos os gostos e necessidades. Há os que melhoram a nossa disposição, os que acalmam, os antioxidantes, os refrescantes e muitos outros. E, num país com tantas variedades de frutas, como o nosso, não há motivos para não tomar muito suco. Muita gente diz que não toma sucos de frutas por não saber que frutas combinar para criar sucos diferentes, que saiam dos tradicionais laranja, limão, maracujá e uva. Para resolver este problema, criamos uma série de combinações que vão deixar o seu verão muito mais gostoso.


Suco de pêra com abacaxi. Extremamente refrescante, é a combinação rara de duas frutas muito consumidas no Brasil. A pêra, originária da Europa, onde é chamada de fruta manteiga, por sua textura macia e sabor delicado, é rica em água e vitaminas do complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo. Também possui vitaminas A e C e minerais que contribuem para a formação dos ossos e dentes. As pêras ainda são ricas em fibras, que auxiliam o funcionamento intestinal e a absorção de nutrientes. Em conjunto com o abacaxi, fruta nativa da América do Sul, rica em fibras solúveis, que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue, este suco é uma opção muito saudável e refrescante. Valor calórico: 110 kcal em 100 ml de suco (sem açúcar).


Suco de maçã com abacaxi. Existe uma frase muito divulgada nos Estados Unidos que diz: "one apple a day keeps your doctor away", ou seja, "uma maçã por dia mantém você longe dos médicos". Além de conter pectina, uma fibra solúvel que dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol, a maçã tem ação diurética, ou seja, o potássio contido na polpa da fruta elimina o sódio e, conseqüentemente, o excesso de água do corpo. Em conjunto com o abacaxi, fruta rica em fibras solúveis, o que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, este suco é uma opção muito saudável, refrescante e de baixo teor calórico. Valor calórico: 53 kcal em 100 ml de suco (sem açúcar).


Suco de açaí, banana e guaraná. O açaí é uma palmeira do norte do Brasil, típico da região amazônica, chegando até a países vizinhos como Guiana e Venezuela. Por seu alto valor energético, é indicado para pessoas que praticam atividade física, para ser consumido logo após os exercícios. Deve ser evitado por pessoas em dieta hipocalórica, já que 100g da fruta fornecem 247kcal. O guaraná, também nativo da Amazônia, tem em suas sementes cafeína, água, amido, ácido tânico, fibra vegetal, cálcio, ferro, fósforo, potássio, tiamina e vitamina A. Esses componentes dão ao guaraná uma ação incomparável como estimulante do sistema nervoso central, tendo, ainda, ação benéfica sobre o estômago e o intestino, livrando-os de toxinas e fermentações. A cafeína, teobromina e teofilina causam um efeito diurético e estimulante, diminuindo o cansaço. Deve ser consumido com cautela porque, quando usado por um período prolongado ou excessivo, pode inibir a capacidade restaurativa do organismo e diminuir a absorção de nutrientes pelo intestino. A banana, talvez a fruta mais popular e consumida do Brasil, é conhecida como excelente fonte de potássio, sendo indicada para evitar cãibras. Mas a banana também é rica em carboidratos e minerais como sódio, cloro, fósforo, magnésio, enxofre e cálcio, além das vitaminas A, B1, B2, C e niacina. A potente combinação dos três ingredientes faz desse suco uma verdadeira refeição. Valor calórico: 410 kcal em 100 ml de suco (sem açúcar).


Suco de laranja, beterraba e cenoura. A laranja é uma das frutas mais populares no Brasil e está geralmente associada à vitamina C, antioxidante que protege as células contra danos causados pelos radicais livres (produzidos no organismo com a queima de oxigênio). Uma laranja de tamanho médio contém cerca de 70mg desta vitamina. Mas a laranja não é apenas fonte de vitamina C. Ela tem ainda quantidades menores de outras vitaminas e minerais como betacaroteno, tiamina, folato e potássio. Já a beterraba é o vegetal que possui o maior índice de açúcar, cerca de 50 kcal por xícara. Quando usada em sucos naturais, fornece boas quantidades de carotenóides, responsáveis pela cor vermelha e antioxidantes, ou seja, ajudam a evitar que o colesterol ruim se acumule nas paredes das artérias. As beterrabas cruas são ainda uma excelente fonte de ácido fólico, uma vitamina do complexo B muito importante para as mulheres grávidas e para aquelas que pensam engravidar. Esta vitamina, além de importante para evitar um tipo de anemia, diminui significativamente o risco de o feto desenvolver uma malformação da medula espinhal. A cenoura é uma grande fonte de betacaroteno, que se converte em vitamina A no organismo humano. Essa vitamina é essencial para a visão, a integridade da pele e das mucosas. Combinando esses três ingredientes, temos um suco extremamente nutritivo e que só deve ser evitado por diabéticos, devido à alta concentração de açúcar na beterraba. Valor calórico: 90 kcal em 100 ml de suco.


Suco de goiaba. Mais consumida in natura ou na forma de doces e compotas, a goiaba é uma excelente opção para sucos. Aliás, o suco de goiaba já é bastante difundido no nordeste brasileiro. As goiabas têm quase cinco vezes mais vitamina C do que as laranjas. Comparando, 100 g de goiaba contêm 275 mg de vitamina C, ao passo que a mesma quantidade de laranja fornece 57mg. A fruta é ainda uma boa fonte de potássio e ferro. Por conter apenas 60 calorias, em média, a goiaba é uma sobremesa prática, deliciosa e de poucas calorias. Pode ser consumida inteira ou em pedaços, sozinha ou em saladas de frutas. Valor calórico: 50 kcal em 100 ml de suco.


Suco de melancia com morango.Embora constituída em sua maior parte de água, a melancia é muito nutritiva, pois fornece vitaminas A e C, potássio e licopeno, um antioxidante natural que auxilia no combate de doenças como o câncer de próstata. Uma porção de 100 g de melancia contém apenas de 25 a 30 calorias. Também pouco calórico, seja do tipo selvagem ou híbrido, o morango é uma excelente fonte de vitamina C, folato e potássio. Também possui muitas fibras e pode prevenir diversos tipos de câncer. Esse suco, além de combinar duas frutas de baixíssimo teor calórico, é uma opção mais que refrescante para os dias de calor. Valor calórico: 50 kcal em 100 ml de suco.


http://professoraneusa.wordpress.com/

Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef