more amazing news

domingo, 20 de abril de 2008

Crepe de Camembert e presunto cru

Share it Please


Crepe
- 1 xíc. (chá) de farinha de trigo
- ½ col. (chá) de sal
- 3 ovos
- 1 ½ xíc. (chá) de leite
- 2 col. (sopa) de manteiga derretida (ou óleo, azeite)
Recheio
- 8 fatias finas de presunto cru cortado em tiras finas
- 240 g de queijo Camembert em pedacinhos
- 2 col. (sopa) de creme de leite
- 1 xíc. (chá) de leite
- 1 col. (sopa) de farinha de trigo
- 50 g de manteiga (além de manteiga para untar)
- 200 g de cogumelos cortados em fatias finas
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- pedacinhos de manteiga e queijo parmesão ralado (opcional, para gratinar)

Sobre uma tigela, peneire a farinha e o sal, deixando formar uma cavidade no centro. Coloque os ovos e o leite na cavidade e, com um batedor de arame, misture a massa até que fique lisa e homogênea (a massa também pode ser preparada no liquidificador).
Passe por uma peneira, cubra com filme plástico, leve à geladeira para repousar por 30 minutos (se não repousar, irá formar bolhas). Na hora de preparar as crepes, junte a manteiga à massa, misturando bem.
Dica: As crepes podem ser feitas em panquequeira, sem utilização de gordura, ou em frigideira de fundo reto, de cerca de 20 cm de diâmetro. Se a opção for pela frigideira, aqueça um pedacinho de manteiga (aproximadamente ¼ de colher de chá) e espalhe por todo o fundo da frigideira. Adicione uma concha pequena de massa (1/4 de xícara de chá) e, rapidamente, rode a frigideira para que a massa se espalhe numa camada uniforme. Quando as bordas estiverem douradas, vire a crepe e doure do outro lado. Retire a crepe pronta da frigideira, colocando-a sobre um prato. Repita a operação até terminar a massa (se a frigideira for antiaderente, não é necessário continuar adicionando manteiga, pois a manteiga da massa já basta para não grudar).
Recheio
Em uma panela pequena, aqueça metade da manteiga e nela refogue os cogumelos, com sal e pimenta, até que fiquem macios e a água natural tenha secado. Retire da panela e reserve. Na mesma panela, aqueça a manteiga restante e, assim que ferver, adicione a farinha e mexa por uns 30 segundos. Aos poucos e mexendo sempre, acrescente o leite e cozinhe em fogo baixo até engrossar (aproximadamente 5 minutos). Assim que o creme estiver pronto, adicione o queijo, o presunto, o creme de leite e os cogumelos reservados. Acerte o sal e, assim que amornar, recheie as crepes (se o creme estiver muito espesso, junte um pouco de leite). Recheie as crepes no formato desejado e coloque-as em refratário untado com manteiga. Aqueça no forno na hora de servir (se desejar, coloque um pedacinho de manteiga e queijo ralado sobre as crepes).
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1h30
Execução: fácil
Custo: moderado

Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef