more amazing news

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Escolha o alimento certo: veja as calorias

Share it Please


MARGARINA X MANTEIGA




Ao passar margarina ou manteiga em um pão francês cortado ao meio você utiliza aproximadamente uma colher de sopa rasa que eqüivale à 140kcal. É comum dizer que a margarina é a mais saudável, por se tratar de gordura poliinsaturada.




Realmente, a gordura animal - saturada - encontrada na manteiga pode elevar os níveis de colesterol sangüíneo podendo gerar alguma cardiopatia, porém, na fabricação da margarina, as gorduras polinsaturadas sofrem modificação na sua estrutura química e por isso, de acordo com pesquisas de acompanhamento dos consumidores de margarina, não há controle dos níveis de colesterol e nem melhora na quantidade do colesterol bom (HDL).




Portanto, se não precisar de cuidados com o colesterol, pode ser margarina ou manteiga, porém, se houver cuidado com as calorias, a margarina light pode ser a melhor opção, já que pode reduzir aproximadamente 35 % de calorias.




BRIGADEIRO OU QUINDIM




Um brigadeiro grande (30g) fornece pouco mais de 20kcal que um quindim do mesmo tamanho. A diferença mais importante se dá à quantidade de colesterol presente. Em um simples quindim encontramos 120mg contra 5mg do brigadeiro. A recomendação diária para o consumo de colesterol é de 300mg/dia.


Um brigadeiro grande equivale à 3 pequenos.




GRANOLA OU AVEIA




6 colheres de sopa de granola fornecem 445kcal enquanto que a mesma porção de aveia fornece 371kcal. Para quem quer reduzir as calorias ingeridas a melhor opção e a aveia. Essa porção de granola possui 10g à mais de gordura que a aveia, que possui 7g, além de oferecer uma variedade maior de grãos integrais o que aumenta seu valor nutritivo com maior variedade de vitaminas e minerais, mostrando-se um alimento mais completo. A melhor saída e brincar com a quantidade, podendo alternar 6 colheres de aveia ou 4 colheres de granola para manter o mesmo valor calórico.




MOSTARDA OU CATCHUP




Ou um ou outro ou ambos. A diferença calórica é insignificante. Uma colher de sopa de mostarda tem 17kcal enquanto 1 colher de sopa de catchup tem 22.5kcal. A mostarda tem mais gordura do que o catchup - catchup = 0g e mostarda = 1g e o catchup mais carboidrato: 5g contra 1,3 da mostarda. O critério de uso tem mais importância , quando o assunto for gastrite, quando os condimentos devem ser evitados, e neste caso a mostarda é mais prejudicial.




RICOTA OU COTTAGE




Tanto ricota como Cottage tem menor valor calórico do que os outros tipo de queijo, porém o tipo Cottage tem menos gordura do que o ricota, Cada fatia grossa (1cm) ou 2 colheres de sobremesa fornecem cerca de 45kcal.


Atualmente existem nos supermercados tipos mais lights de ricota, sendo às vezes menos calóricos que o próprio cottage. Se o critério na escolha está relacionado à quantidade de colesterol, a melhor escolha é então o Cottage.




BARRAS DE CEREAIS OU MAÇÃ




A maçã tem açúcar natural - frutose - de baixo índice glicêmico (19g) também contém fibras, e de acordo com os fonoaudiólogos, limpa as cordas vocais, e também para os dentistas, mantém os dentes limpos. Nutricionalmente, tem boas doses de vitaminas e minerais. Mas, pode não matar a fome de algumas pessoas, porque aumenta as secreção de sucos gástricos e isto aumenta a sensação de estômago vazio. Já a barra, por conter açúcar de sabor doce - sacarose entre outros, de médio e alto índice glicêmico (16g) pode inibir a fome por até duas horas. Na dúvida, alterne os dois. Índice glicêmico é a velocidade com que o alimento altera a glicemia sanguínea.




WISKY OU CAIPIRINHA




Uma dose de wisky tem 120kcal e uma caipirinha com açúcar, 220kcal.


Se for uma única dose de whisky, este é melhor do que uma caipirinha de limão com açúcar. Mas se a caipirinha for com adoçante, tem aproximadamente 20 calorias mais do que uma dose de whisky, com a vantagem de fornecer vitamina C do limão.




MACARRÃO ALHO E ÓLEO OU MACARRÃO À CARBONARA




Um prato raso de macarrão cozido (200g) fornece 218kcal. Para tempera-lo a melhor escolha é o macarrão alho com 418kcal sendo menos calórico em comparação ao carbonara, que possui bacon em sua composição sendo 506kcal o prato. O ideal é um macarrão com molho ao sugo acompanhado de 1 filé sem gordura e uma boa salada tornando a refeição mais equilibrada. O total deste prato é de 420kcal.




PÃO LIGHT OU PÃO INTEGRAL




Ambos são ricos em fibras auxiliando na diminuição do colesterol e consequentemente, os riscos de cardiopatias. Cada fatia possui cerca de 1 a 1,5g de fibra alimentar dependendo da marca consumida. Também são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E, considerada um antioxidante e um dos principais agentes protetores do coração e das artérias e o trigo é considerado um forte anticancerígeno (Jean Carper, 1995). Para quem quer reduzir as calorias ingeridas a melhor opção é o pão light, que possui um redução de 30% no total de calorias, isto é, de 89kcal a fatia para 59kcal na versão light.




CHOPP OU CERVEJA




Ambos fornecem 126kcal em 1 copo tulipa (300ml). Possui 3 a 7% de percentual de álcool, comparado a média de 12% dos vinhos e 50% dos destilados. Mas cuidado. O efeito diurético do álcool resulta em uma eliminação de muitas vitaminas e minerais na urina e seu consumo exagerado pode levar ao alcoolismo.




MORTADELA OU SALAME




10 fatias de salame (100g) fornecem 297.4 kcal, sendo mais calórico que 6 fatias mortadela (100g) com 277kcal. Porém o salame fornece 6g de proteína à mais. Ambos são muito gordurosos com 21g de gordura na porção do exemplo.


Site Médico

Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef