more amazing news

domingo, 23 de novembro de 2008

Azeitona: Descubra os benefícios que esse fruto traz para a saúde! (Parte VIII)

Share it Please

Fruto da oliveira, a azeitona geralmente tem dois destinos. Quando está mais madura e com mais sumo, é encaminhada à produção do azeite de oliva. AInda firme e pouco madura, é consumida in natura, principalmente em saladas e massas. No entanto, não se deve consumir esse fruto logo após sua colheita, pois é amargo e ácido. Nestes casos, as azeitonas são colocadas em uma solução de água e sal, para perderem o amargor e se tornarem aptas ao consumo.


Classificação


As azeitonas podem ser divididas por sua coloração.
Verdes: São colhidas após atingirem o tamanho ideal para consumo, mas sem estarem ainda maduras.
Pretas: São os frutos que já atingiram a fase de maturação completa. Têm mais sumo e são mais adocicadas.
Mistas: São colhidas antes da manutenção completa, quando os frutos estão mudando da cor verde, para preta.


Benefícios e cuidados


Esse alimento é bastante recomendado para melhorar a saúde e prevenir doenças como infarto, derrame e aterosclerose, pois não contém colesterol, mas é riquíssimo em ácidos graxos, que ajudam a aumentar o bom colesterol no organismo.


Além disso, a azeitona é rica em vitamina A (responsável pela saúde dos olhos, fortalecimento do sistema imunológico e alívio de problemas respiratórios); vitamina E (importante na prevenção de problemas cardiovasculares, fadiga e envelhecimento precoce); fósforo (fortalece os ossos, melhora a memória e ajuda na absorção de cálcio pelo organismo), potássio (previne cãibras, regula os batimentos cardíacos e é fundamental na hidratação natural dos cabelos) e fibras (combatem prisão de ventre e ajudam na prevenção de gastrite e úlcera).


Mas tenha cuidado: cada 100g de azeitonas verdes tem cerca de 140 calorias. Ou seja, pessoas que estejam acima do peso e obesos devem consumir apenas com recomendação médica. E como é conservado em salmoura, esse alimento deve ser evitado por pessoas que sofrem de pressão alta.


Boa até o caroço


Há 3 anos uma empresa espanhola começou a utilizar caroços de azeitonas para o funcionamento de aquecedores industrial. Nessa época, apenas a Espanha produzia mais de 5 milhões de toneladas de azeitona, dos quais 4 milhões de toneladas eram resíduos (caroços) que iam direto para os aterros sanitários.
Os pesquisadores da empresa utilizaram os caroços de azeitona para produzir biomassa e alimentar as caldeiras. Essa matéria-prima é limpa, renovável e até oito vezes mais barata do que combustíveis derivados de petróleo.
De acordo com a empresa Colordom, que desenvolveu o projeto, 2,5 milhões de toneladas de caroços é suficiente para gerar energia para 1,5 milhões de casas.


Fonte: SOS Você
Texto: Rafael Tadashi Azeitona: Descubra os benefícios que esse fruto traz para a saúde! (Parte VIII) « Profª. Neusa - Alimentação e Nutrição Escolar


Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef