more amazing news

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Bolo de amêndoas enfeitado com fios de ovos

Share it Please

Para o bolo
- 6 gemas
- 4 claras
- 125 g de açúcar
- 150 g de amêndoas com a pele
Para o recheio
- 150g de damascos secos
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 3 xícaras de água
Para enfeitar
- 500 g de fios de ovos
- Cerejas ao Marraschino

Recheio
1. Na véspera coloque os damascos de molho em meia xícara de água. Deixe o recheio pronto antes de começar a preparar o bolo.
2. Cozinhe os damascos com meia xícara de água e o açúcar. A cada vez que a água começar a secar acrescente mais meia xícara de água. Talvez seja necessário um pouco mais de água. Cozinhe os damascos até ficarem bem macios.
Bolo
1. Aqueça as amêndoas no forno por aproximadamente 10 minutos. Espere esfriar e triture no processador de alimentos até obter uma farinha grossa.
2. Bata as claras em neve bem durinhas. Bata as gemas com o açúcar até obter uma gemada. Misture as claras com a gemada e por último acrescente as amêndoas trituradas.
3. Ligue o forno bem baixo. Forre o fundo de duas formas de tamanho igual com papel manteiga (22 cm de diâmetro). Unte as formas com manteiga e polvilhe com farinha de rosca. Bata suavemente na lateral para retirar o excesso.
4. Divida a massa em duas formas, rebaixe um pouquinho o centro da massa, assim o bolo cresce todo da mesma altura. Asse até dourar, aproximadamente 40 minutos (dependendo do forno). Atenção: como esse bolo não leva fermento, evite que a massa tome algum golpe de ar. Na hora de assar feche a janela da cozinha.
5. Assim que o bolo estiver assado, abra a porta do forno um pouquinho e coloque uma colher de pau. Assim a temperatura vai diminuir aos poucos. Espere uns cinco minutos para retirar do forno. A massa vai abaixar um pouco.
Montagem:
1. Desenforme os bolos ainda mornos, um de cada vez, e retire o papel manteiga do fundo.
2. Coloque o primeiro bolo virado para cima no prato em que for servir. Espalhe os damascos e cubra com o segundo bolo virado para baixo, assim a superfície mais lisa e retinha do fundo do bolo fica virada para cima.
3. Cubra o bolo inteiro com fios de ovos. Enfeite com as cerejas, fazendo um círculo a toda volta. Sirva acompanhado de mais fios de ovos.
Rendimento: 12 fatias finas
Receita de Marcia Zoladz

Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef