more amazing news

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

ALIMENTOS ORGÂNICOS

Share it Please

FAN2011643.JPGNos estudos comparativos entre produtos de agricultura convencional e da Agricultura Orgânica, espera-se que os orgânicos apresentem um teor balanceado (e não necessariamente aumentado) de nutrientes, pois são produzidos a partir de um solo mais rico e equilibrado. Ao nível de macronutrientes, formados essencialmente a partir da fotossíntese, a qualidade do solo não é um aspecto relevante para o valor nutricional, porém acredita-se que as plantas orgânicas apresentem melhor valor nutricional sob o enfoque sistêmico. Alguns estudos comparativos indicam que as frutas, verduras e cereais orgânicos contém mais minerais, aminoácidos, vitamina C, açúcares totais e fitoquímicos, além de maior teor de matéria seca quando comparados aos convencionais ou àqueles produzidos com a utilização de adubos de síntese química.


Para os alimentos de origem animal, provenientes de animais não confinados (forma de manejo preconizada no sistema orgânico de produção animal) apresentaram estudos que mostram maior teor de fitoquímicos e de vitamina A, além de um equilíbrio na relação entre os ácidos graxos ômega 3 e 6 nas carnes, leitee ovos desses animais.


O aumento do teor de matéria seca verificada nos alimentos orgânicos significa menos água e um maior tor de nutrientes em 100g de alimento. Isto explica também o aumento no prazo de validade dos alimentos orgânicos, pois havendo menor umidade e teor de água livre no alimento, haverá menor grau de proliferação bacteriana e de deterioração precoce do alimento. Pesquisas demonstram que batatas, cenouras, maracujás e alfaces produzidos com preparados biodinâmicos e orgânicos têm mais matéria seca e duram mais que os vegetais convencionais. Estudos apontaram a superioridade das características organolépticas em produtos orgânicos.


Fonte: Elaine de Azevedo, Nutricionista, Mestre em Agroecossistemas (PPGRA/CCA/UFSC) e Doutorada em Sociologia Política (CHF/UFSC). Docente da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).


ALIMENTOS ORGÂNICOS « Profª. Neusa - Alimentação e Nutrição Escolar


Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef