more amazing news

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Cuidado com os agrotóxicos

Share it Please


GRÃOS, FRUTAS E VEGETAIS PREVINEM DOENÇAS! MAS E QUANTO AOS AGROTÓXICOS?




De fato muitos alimentos de origem vegetal contém vestígios de resíduos químicos tais como fertilizantes, pesticidas, herbicidas e outras drogas usadas na lavoura, e as pessoas tem todo direito de se preocuparem com isso.




Mas ao mesmo tempo, elas deveriam estar conscientes que os reguladores governamentais monitoram vigorosamente o fornecimento de alimentos para mantê-los fora dos danosos níveis de produtos químicos. Observando muitos relatórios por todo mundo, encontramos que muitos estudos com humanos contém evidências insuficientes de quaisquer relações entre os resíduos utilizados na agricultura e o risco de câncer.




A única informação sugerindo que esses resíduos aumentam o risco de câncer de qualquer forma, deriva de experimentos em animais, usando doses em grande excesso, fora de qualquer normalidade.




Muitas pessoas pensam erroneamente que a contaminação química é a causa significativa do câncer. Os pesquisadores acreditam que mais de 60 a 70% de todos os tipos de câncer estão associados com o controle dos fatores de vida: dieta, fumo, atividade física e peso saudável.




Por outro lado, expor-se a todos os produtos químicos lançados no ar, água, solo e alimentos pode ser a causa de menos de 1% dos casos de câncer. Além disso, frutas, hortaliças e grãos integrais contém substâncias protetoras que, como já vimos, ajudam a neutralizar os efeitos de possíveis produtos químicos cancerígenos.




De qualquer forma, os pesquisadores sempre sugerem tomar precauções adicionais de segurança, não somente com relação aos agrotóxicos , mas também com relação a outros tipos de contaminações que podem ocorrer, como por exemplo da ordem microbiológica. Entre as recomendações destacamos:




escolha os produtos livres de furos ou picadas por onde os resíduos possam ter entrado;


lavar e esfregar com uma bucha macia as frutas e hortaliças, removendo as folhas soltas dos vegetais folhosos;




deixar de molho em água com vinagre (1 colher de sopa de vinagre para cada litro de água) por meia hora;


coma uma variedade de alimentos; quanto mais variável for sua alimentação, você terá menos riscos de expor-se aos pesticidas;




procure por alimentos orgânicos, ou seja, aqueles cultivados com poucos ou sem produtos químicos


Baseado em tudo que sabemos sobre dieta e câncer até o momento, estamos extremamente confiantes em dizer que os benefícios de alimentar-se com uma dieta rica em verduras, grãos e frutas diminui a incidência do risco de câncer e outras doenças, excedendo de longe o risco mínimo causado pela ingestão de níveis traços de agrotóxicos.




www.sbaf.org.br

Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef