more amazing news

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Você sabe o que são alimentos transgênicos?

Share it Please

FAN2011689.JPGOs transgênicos, ou melhor definidos como Organismos Geneticamente Modificados (OGM), são alimentos - produtos vegetais-, bactérias e leveduras que têm sua estrutura genética modificada por um ou mais genes introduzidos.


Esse tipo de alimento vem sido muito discutido ultimamente. E as pesquisas sobre o assunto, são suficientes? Não, e é por este motivo que não se pode chegar a uma conclusão do que podem ou não causar os transgênicos para a saúde da população e ao meio ambiente. Refletindo sobre o assunto, podemos pensar em alternativas, como por exemplo não ingerir os OGM enquanto não há publicação de trabalhos que comprovem os efeitos benéficos dos mesmos.


A produção de transgênicos vem aumentando. Segundo a revista "Nutrição Saúde e Performance" Ano 3 - Edição n° 9, estima-se que cerca de 35 milhões de hectares, o que representa 150% do tamanho da Grã-Bretanha, estão atualmente sendo utilizados para a produção de plantas geneticamente modificadas, principalmente, soja, milho, batatas e algodão. Os países mais envolvidos são os EUA, Canadá e China.


Alguns alimentos geneticamente modificados já estão nas prateleiras de supermercados para nós consumidores, mas será que sabemos quais têm ou não os genes modificados e quais são eles? A rotulagem dos OGM não era obrigatória no Brasil, porém até dia 31 de dezembro deste ano todos os alimentos com 4% ou mais de OGM devem conter na embalagem "Contém tal ingrediente geneticamente modificado". O problema identificado neste decreto é a grande quantidade (4%) de OGM que tem que haver num alimento para ser rotulado como tal. A maioria dos alimentos que são modificados geneticamente tem aproximadamente de 1 a 2% de OGM, e portanto estes não serão de rotulagem obrigatória, gerando insegurança nos consumidores que não querem, mas sem saber ingerem os genes modificados.


Apesar disto, esta determinação é muito importante para todos, pois só assim cada pessoa poderá escolher "livremente" se quer ou não consumir estes tipos de alimentos. Mas vale a pena torcer para que este decreto mude no quesito "Quantidade".


Fonte: http://www.nutrimais.com/nutri/tansg.asp


Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef