more amazing news

domingo, 14 de dezembro de 2008

Chocolate é bom para o coração ??

Share it Please

C.jpgLá vai o médico falar mal do chocolate...Por que essa perseguição contra uma das coisas mais deliciosas da vida, na civilização Maia chamado de ALIMENTO dos DEUSES? Afinal, poderemos comê-lo na Páscoa sem culpa?... Só um pouquinho, mas quanto é um pouquinho??

Festejemos a ótima notícia: chocolate é bom para o coração cientificamente falando. Mas até quanto? Vamos para as explicações com a consultoria nutricional de Miriam Topein Ghorayeb e de artigos médicos da revista Lancet, uma das de maior credibilidade no mundo científico

O chocolate, como é apresentado hoje em dia, resulta da elaboração da fava do cacaueiro que tem caroço e polpa branca. Na composição do chocolate temos cacau, manteiga de cacau, leite, açúcar (exceto nos chocolates dietéticos) e outros elementos que podem ser acrescidos como passas, amendoim, avelãs, amêndoas etc.

O cacau contém substâncias chamadas fenóis ou flavonóides, os mesmos antioxidantes encontrados no vinho tinto. Estudos feitos na Universidade da Pensilvânia-EUA mostram que consumidores diários de 30 a 50 g de chocolate com alta concentração de cacau (56 a 85% ou seja, chocolate amargo ou extra amargo) apresentam menores índices do chamado mau colesterol (fração LDL).

No cérebro, o chocolate eleva os níveis de serotonina e feniletilamina melhorando o ânimo e disposição geral. O chocolate é uma boa fonte de energia e com alto nível calórico, dependendo da proporção da manteiga de cacau ou açúcar ou leite, cada 100 g pode conter de 350 a 500 calorias e é aí que mora o pecado !!!!.

Um dos aspectos negativos do consumo de chocolate, algumas pessoas relacionam o aparecimento de pedras no rim, dores de cabeça, acne, alergias, cárie dentária e tensão pré-menstrual.

Porém as evidências da relação direta do consumo e esses problemas são fracas, parece que os hábitos de vida pouco saudáveis, onde se inclui uma alimentação rica em gorduras animais, sedentarismo etc seja mais importante para o aparecimento desses distúrbios clínicos.

A consumação moderada de chocolate é aceitável: por exemplo uma ocasional barra na semana, fazendo parte de uma alimentação balanceada em calorias e nutrientes.

Ultrapassar os limites, apesar dos benefícios e agradável sabor, irá acrescentar elevada quantidade de calorias o que é absolutamente indesejável. Porém, não recomendo trocar, na sua refeição, as frutas e vegetais pelo chocolate.

PS: Lembro que a medicina é feita de verdades atuais, que podem mudar amanhã !! Portanto modere seu apetite.

Dr. Nabil Ghorayeb
ghorayeb@cardiol.br

Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef