Os carboidratos são conhecidos também como glicídeos ou hidratos de carbono e têm a função primordial de fornecer energia.
Carboidrato é o termo genérico que se refere aos açúcares. Fazem parte a sacarose, que é o açúcar de mesa; a frutose, que é o açúcar das frutas; a glicose, que é o açúcar encontrado no sangue; os amidos, encontrados na batata, massas, pães, etc.
No processo digestivo, os carboidratos ingeridos se transformam em glicose no sangue. A glicose é conhecida como glicemia. A glicose é armazenada no músculo, no fígado e no tecido adiposo, neste ultimo, sob a forma de gordura.
A glicose é o único tipo de carboidrato que o músculo pode transformar em energia e armazenar como glicogênio muscular.
O açúcar desempenha diversos papéis em nosso corpo, sendo o mais importante a nutrição das células do sistema nervoso central e o organismo se utiliza de todos os artifícios para manter estas células alimentadas pois o suprimento de glicose não pode parar.
Alguns atletas podem sentir tonturas após os exercícios e isto pode estar associado à reduzida taxa de glicemia.
O músculo possui uma reserva de carboidrato estocado que permite o pronto emprego durante um certo período. Mas havendo diminuição de glicogênio, há aumento do consumo de aminoácidos pelo organismo, para manter a glicemia.
Com a diminuição de carboidratos da dieta, o organismo passa a usar as proteínas para produção de energia, principalmente às custas da massa muscular; isto é, o atleta ou desportista que se exercita mal alimentado está comprometendo sua musculatura.
A ingestão adequada de carboidrato previne o uso da proteína tecidual.
Fonte: Rosa Lucia Silvestrim - Nutricionista da Academia Sal da Terra - Porto Alegre/RS
Talita Santos
08/06/2007
Site Médico
Nenhum comentário:
Postar um comentário