more amazing news

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Cuidado com as calorias escondidas nos alimentos

Share it Please


As calorias escondidas podem estar mascaradas em alimentos que parecem saudáveis mas estão cheios de gordura. Ou, podem estar em alimentos que você não sabia que continham alto teor calórico.




Não importa de onde elas vêm, as calorias escondidas podem se acumular rapidamente. Entretanto, saber quais os alimentos que contém calorias escondidas pode ajuda-lo a se manter na linha e manter uma dieta saudável.




Procurando Calorias Escondidas




Alimentos que podem fornecer mais calorias do que você imaginava:




Alimentos com baixo teor de gordura: Só porque um pouco da gordura foi embora não significa que as calorias foram junto. Se você checar o rótulo vai provavelmente descobrir que o aperitivo com pouca gordura que você está comendo ainda contém uma quantidade significativa de calorias - às vezes, tantas quanto o aperitivo "normal".




Dica: Verifique o rótulo, especialmente as calorias por porção e o conteúdo total de calorias e você não vai acumular mais calorias do que você gostaria.




TEMPEROS: Uma colher de sopa de maionese adiciona 100 calorias ao seu sanduíche com uma passada da sua faca. Uma colher de sopa de molho de salada é uma maneira rápida de adicionar 100 calorias à sua salada. E só uma colher de manteiga ou margarina adiciona 100 calorias à sua batata assada.




Pense em outras coisas que você adiciona à sua comida sem procurar muito. Você gosta de geléia na torrada? Uma colher - mesmo que a geléia seja só de frutas - tem aproximadamente 50 calorias. Você põe açúcar e creme no café? Você pode aumentar em até 65 calorias o cafezinho da manhã. Mel, muitas vezes colocado no chá, tem 65 calorias por colherada.




Dica: Para condimentar sua comida sem adicionar muitas calorias, experimente usar ketchup, salsa ou mostardas gourmet. Para chá ou café, use leite desnatado ou um substituto do açúcar (com moderação). Muitos cafés aromatizados ou chás são pobres em calorias e nem precisam de açúcar ou creme.




ÁLCOOL: Calorias de coquetéis se acumulam rapidamente. Uma dose de Martini tem por volta de 155 calorias, enquanto uma dose de Manhattan tem 130 calorias. Outras bebidas alcoólicas também têm alto teor de calorias. Há 150 calorias em uma lata de cerveja e 100 mL de um copo de vinho branco ou tinto tem entre 80 e 85 calorias.




Dica: Experimente uma cerveja light (100 calorias) ou não-alcoólica (60 calorias). Ou faça seu próprio aperitivo, adicionando club soda a meia taça de vinho.




REFRIGERANTES: Devido ao açúcar, um refrigerante normal tem por volta de 150 a 200 calorias por lata. Se você beber 3 latas por dia, que é a quantidade existente na maioria dos restaurantes que têm copos com refil, você já esgotou boa parte do aporte calórico diário recomendado.




Dica: Tente fazer com que a água seja sua principal bebida. Se você ainda quiser algo borbulhante, experimente club soda ou água com gás. Adicione limão ou uma rodela de uma fruta cítrica.




SEMENTES: Apesar de serem uma boa fonte de proteínas e vitamina E, um punhado de nozes ou castanhas pode conter aproximadamente de 100 ou 200 calorias. Por exemplo, há 160 calorias em 14 gramas de gordura naqueles pacotinhos de amendoim distribuídos nos aviões. E só 28 gramas de semente de girassol na sua salada podem adicionar 170 calorias e 15 gramas de gordura.




Dica: Aperitivos alternativos às sementes incluem pipocas (cheias de ar, 25 calorias por xícara), ou pretzels (25 pequenos têm 110 calorias). Para deixar a salada crocante, experimente salsão picado, cenouras ou rabanetes.




IOGURTE: Muitos tipos de iogurtes, incluindo os frozen, podem ser pobres em gorduras mas ricos em calorias. Cheque o rótulo para saber quantas calorias você está consumindo.




Dica: Procure os iogurtes sem gordura. Tenha cuidado -mesmo eles podem ter por volta de 100 calorias por porção. E não se esqueça de tomar uma quantidade moderada; se possível não tome na casquinha (45 calorias a mais), procure então tomar num prato.




SUCOS DE FRUTAS: Pense em quantas laranjas você tem que espremer para fazer um copo de suco. Agora você sabe porque um copo de suco tem por volta de 100 a 120 calorias apesar de uma laranja ter somente 60 calorias. Outros sucos de frutas podem ter até mais calorias - o abacaxi, por exemplo.




Dica: Tome meio copo de suco. Se possível, coma um pedaço da própria fruta ao invés do suco.








Fonte: Associação Paulista de Medicina


Site Médico

Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef