more amazing news

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Lasanha de legumes mediterrâneos

Share it Please

Receita de Flávia Quaresma, do Bistrô Carême, do Rio de Janeiro

3 abobrinhas
3 berinjelas
2 pimentões amarelos
2 pimentões vermelhos
12 tomates
4 dentes de alho
1 galho de tomilho
120 ml de azeite de oliva
Sal e pimenta
1 molho de manjericão (folhas grandes)
2 dentes de alho
30 g de queijo de cabra fresco (ou ricota)
50 ml de azeite de oliva

Um dia antes:
Colocar os pimentões inteiros no forno a 180°C o mais próximo possível da chama superior. Deixar no forno, virando de lado de vez em quando, até que a pele comece a escurecer. Retirar e imediatamente embrulhar os pimentões com papel filme e jogar um pouco de água fria. Retirar o miolo, sementes e a pele. Cortar em quatro.
Colocar os pimentões numa panela, cubrir com um pouco de azeite, temperar com sal e pimenta e adicionar dois dentes de alho com casca e levemente esmagados. Deixar cozinhar em fogo baixíssimo por aproximadamente uma hora.
Tirar a pele e a semente dos tomates e cortá-los em quatro. Dispor os quartos de tomate num tabuleiro e cobrir com um pouco de azeite. Colocar os dentes de alho descascados e cortados sobre os tomates, desfolhar e espalhar o tomilho. Levar ao forno a 90°C por aproximadamente uma hora e meia.
No dia:
Fazer lâminas de abobrinha e berinjela. Passá-las numa chapa ou numa frigideira com um pouco de azeite, temperando com sal e pimenta.
Desfolhar o molho de manjericão e picar. Descascar e picar bem os dentes de alho. Processar as folhas de manjericão com o alho, pimenta, azeite e queijo de cabra, até obter um creme bem liso. Verificar a quantidade de sal.
Montar as lasanhas num aro de alumínio alternando camadas de abobrinha, pimentão vermelho, pesto com queijo de cabra, berinjela, pimentão amarelo e tomate "confite".
No momento de servir, aquecer as lasanhas em forno a 180°C. Colocá-las no centro do prato. Servir com "coulis" de tomate ou uma bela porção de salada.

Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef