more amazing news

sábado, 2 de agosto de 2008

Algumas dicas para aumentar o consumo de fibras pelo organismo

Share it Please


As fibras alimentares são componentes de alguns alimentos e devem fazer parte da alimentação diária, pois trazem muitos benefícios ao organismo.




Alguns desses alimentos já são conhecidos e usados para o bom funcionamento do intestino.




Outros ajudam na diminuição dos níveis de colesterol ruim do sangue (o chamado LDL colesterol) e na redução dos níveis de açúcar no sangue, principalmente em pessoas com diabetes do tipo 2.




As fibras são encontradas em alimentos de origem vegetal como frutas, verduras e legumes, cereais integrais e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, soja, entre outros).




É recomendável que a ingestão de fibras seja feita pelo consumo desses alimentos e não através de suplementos alimentares, já que os alimentos fornecem também vitaminas e sais minerais.




Siga algumas dicas para aumentar o consumo de fibras pelo organismo:




Aumente o consumo de pães, cereais e farinhas de grãos integrais;




Aumente o consumo de vegetais, especialmente leguminosas e frutas com cascas, sementes e caroços comestíveis;




Consuma cereais com alta quantidade de fibras, como a granola, e adicionando-os a leites e iogurtes.


É fundamental destacar que, juntamente com o aumento do consumo de fibras, deve-se aumentar a quantidade de água ingerida para ao menos oito copos por dia.




Para pessoas que não têm o hábito de ingerir alimentos ricos em fibras, é recomendável que iniciem com pequenas quantidades e aumentem gradualmente até atingir os níveis recomendados (de 25 a 30g de fibras por dia), a fim de que não sintam desconfortos abdominais como flatulência ou até mesmo diarréia.




Flávia Tabarelli Ribeiro é Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo e especializanda do curso de Nutrição Clínica do Centro Universitário São Camilo.


Site Médico

Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef