more amazing news

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Fibras na alimentação: a dose diária de saúde

Share it Please

As fibras só são encontradas nos vegetais e não são digeridas pelo organismo, pelo menos como as proteínas, os carboidratos e as gorduras.

Trata-se de compostos químicos complexos, sem um processo metabólico definido, mas fundamentais.

Conheça as ações das fibras:

. Regulam o funcionamento do intestino.

. Participam na absorção dos carboidratos.

. Alteram a captação de alguns minerais do intestino.

. Agem de forma positiva na manutenção dos níveis de colesterol.

As fibras se distinguem por suas funções e são classificadas em duas categorias :

Fibras solúveis:

Se dissolvem em água e incluem a pectina, as gomas e certas hemiceluloses. São encontradas na aveia, maçã, pêssego, mamão, cevada e leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha e soja).

Devido à capacidade de absorver água, elas incham durante o processo digestivo aumentando a saciedade, o que é muito bom para quem quer perder ou controlar o peso.

Fibras insolúveis:

Incluem a celulose, a lignina, muitas hemiceluloses e as melhores fontes são o arroz e o trigo integral, a aveia, o milho, a casca das frutas e os legumes. Este tipo de fibra aumenta o bolo alimentar no intestino, diminuindo o tempo que as fezes ficam retidas, por isso é recomendada na prevenção do câncer.

A dose certa de fibras

Mesmo sem nenhum problema de saúde e com uma dieta equilibrada é importante incluir fibras na alimentação diária, evitando assim problemas futuros.

O ideal é qua a alimentação forneça de 20 g a 30 g por diade fibras.

Conheça alguns alimentos que são boas fontes de fibras:

- Abacate, Abacaxi, Amêndoa, Amendoim, Banana, Caju, Caqui, Castanha-do-Pará, Goiaba, Laranja, Kiwi, Maracujá, Morango, Nozes, Pêra, Pêssego, Suco de laranja, Uva-passa.

- Abóbora, Abobrinha, Acelga, Agrião, Alho-poró, Alface, Batata, Batata-doce, Berinjela, Beterraba, Brócolis,Cebola, Cenoura, Couve, Couve-de-bruxelas, Couve flor, Espinafre cozido, Inhame, Mandioquinha, Milho verde, Pepino, Pimentão, Quiabo, Repolho, Salsão, Soja cozida, Vagem, Tomate.

- Arroz integral, Aveia em flocos, Farelo de trigo, Farinha de aveia, Farinha de centeio, Farinha de trigo, Feijão, Farelo de aveia, Pão de aveia, Pão de centeio.


Fonte: azeite.com

Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef