segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Perguntas e respostas sobre vitaminas e sais minerais

As vitaminas e sais minerais são ótimos aliados
quando se trata de manter o bom funcionamento do organismo.

Esses nutrientes são encontrados nos mais variados alimentos e até em pequenas cápsulas; mas, será que você sabe como aproveitar todo esse potencial?

1 . É verdade que o cafezinho atrapalha a absorção de cálcio? - São Paulo (SP).

Sim, é verdade. A cafeína presente no café (ou no chá preto, mate e achocolatados) pode interferir nesse processo; porém, sua ação é mais expressiva se o café for consumido em grandes quantidades (cerca de seis xícaras por dia).

No popular café com leite, a absorção do cálcio do leite só fica comprometida quando existem doses maiores de café na mistura. Portanto, prefira a bebida mais clara que escura.

2 . Os alimentos ditos vitaminados têm a quantidade de vitaminas de que necessitamos? - Porto Alegre (RS).

Segundo nutricionistas, esse tipo de alimento não possui a quantidade de vitaminas necessárias para o nosso organismo.

Esse enriquecimento vitamínico de alguns produtos apenas repõe as perdas que ocorrem no processo industrial ou complementam o alimento com vitaminas que ele não possui. Portanto, produtos industrializados não devem ser a única fonte alimentar.

3 . A vitamina A ajuda a visão? - Porto Alegre (RS).

A vitamina A é realmente essencial para manter uma boa visão, pois ela tem o poder de regenerar um pigmento sensível à luz (rodopsina), presente em determinadas células que ficam no fundo dos olhos, na retina. Essas células são as responsáveis pelo enxergar no escuro. Portanto, AUSÊNCIA DE VITAMINA A CAUSA CEGUEIRA NOTURNA.

4 . A comida congelada perde vitaminas e sais minerais? - São Paulo (SP).

Se o congelamento for feito corretamente, as perdas não serão significativas; no entanto, o descongelamento é tão importante quanto o congelamento.

Para que a comida congelada mantenha suas características
nutritivas, é importante que ela descongele naturalmente
e aos poucos (na geladeira ou fora dela), e não no microondas ou banho-maria. Se você estiver com muita pressa, ela pode ficar em temperatura ambiente, envolta em dois sacos plásticos e totalmente imersa em água.

5 . O betacaroteno ajuda quem quer ficar bronzeado? - Campinas (SP).

Estudos indicam que o betacaroteno (encontrado nas hortaliças
e frutas de cor amarelada) ajuda quem gosta de permanecer
com a "cor do verão", pois ele age como um protetor solar que auxilia a pele a manter, de forma saudável, o tom bronzeado.

6 . Qual o melhor horário para ingerir suplementos? Se tomar mais de um tipo, preciso dar intervalos entre um e outro? - São Paulo (SP).

Alguns especialistas indicam o período da manhã como o melhor para ingerir suplementos. Além disso, se estiver tomando mais de um, o certo é ingeri-los em períodos espaçados para uns não interferirem com os outros e, sobretudo, sob orientação médica (ou de um nutricionista), pois, caso contrário, você pode não obter o efeito desejado.

7 . Suplementos engordam? - Parnaíba (PI).

A maioria dos suplementos não engorda; mas, há complexos calóricos (que combinam vitaminas e minerais com aminoácidos e açúcares) que, portanto, podem fazê-la engordar.

8 . Qual a relação que existe entre sol e vitamina D? - Cotia (SP).

Ao penetrar na pele, os raios ultravioleta transformam uma
molécula, já presente no corpo, em vitamina D. Ela vai para a corrente sanguínea e fica estocada no fígado. Quando o organismo precisa, os rins a buscam e ela passa a exercer a função de fortalecer os ossos.

Vale lembrar que para obter os efeitos desejados do sol,
não adianta se bronzear através do vidro (este não permite a passagem dos raios ultravioletas). O ideal seria se expôr ao sol apenas 15 minutos por dia, sem filtro solar, e fora do período das 10 às 15 horas.

9 . Qual a função da vitamina E no organismo? - São Paulo (SP).

A vitamina E age como um poderoso oxidante que retarda o
envelhecimento celular, fortalece o sistema imunológico contra uma série de doenças (principalmente as respiratórias) e evita a formação de coágulos nas artérias (responsáveis por infartos e derrames cerebrais).

10. Aonde posso encontrar a vitamina A? - Osasco (SP).

A vitamina A é encontrada em diversos alimentos de origem animal, como o fígado, óleo de fígado de peixe, gema de ovo e produtos à base de leite. Além disso, o organismo produz retinol, uma forma ativa da vitamina A, a partir do betacaroteno obtido através da ingestão de verduras, frutas e legumes de cor amarelo-laranja (cenoura, tomate, laranja, melão, etc.).


Fonte: saudeinformacoes

0 FICOU GOSTOSO?:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin