more amazing news

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Cuscuz marroquino com cordeiro e favas

Share it Please

- 1 kg de costeletas de cordeiro (ou lombo em cubos), sem camada de gordura
- 3 colheres (chá) de canela em pó
- 1 colher (chá) de cominho
- 1 colher (chá) de gengibre em pó
- 1 colher (sopa) de molho de pimenta vermelha
- 1/3 de maço de salsinha, amarrado com barbante
- 1 1/2 xícara (chá) de favas congeladas e descascadas (ou 3 xícaras de chá de favas com cascas)
- 6 cebolas roxas grandes, cortadas em fatias finas
- 1 cebola grande picadinha
- 2 dentes de alho inteiros
- 6 pistilos de açafrão
- 2/3 de xícara (chá) de amêndoas em lascas e ligeiramente douradas
- 2/3 de xícara (chá) de passas escuras
- 2 colheres (sopa) de mel
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de cuscuz marroquino
- 1/3 de xícara (chá) de óleo vegetal ou azeite para untar
- 80 g de manteiga
- sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo

Coloque as costeletas ou cubos de lombo de cordeiro, 2 colheres (chá) de canela, a metade do gengibre, o cominho e o molho de pimenta em uma tigela média, misture bem e deixe marinar por 1 hora.
Em uma panela média, coloque 40 g de manteiga, a cebola branca picada, a carne já temperada, os 2 dentes de alho inteiros, 2 colheres (chá) de sal, 1 colher (chá) de pimenta-do-reino e 2 pistilos de açafrão.
Cubra e leve ao fogo por 15 minutos, mexendo a panela de vez em quando e virando as costeletas na metade do tempo, para que dourem dos 2 lados. Acrescente 1,5 litro de água, o amarrado de salsinha, cubra novamente e deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora, até que a carne esteja bem macia e praticamente soltando dos ossos.
Retire os pedaços de carne da panela, coloque sobre assadeira untada com azeite ou óleo e pincele os pedaços com o mel. Do caldo que sobrar na panela, separe 2 xícaras (chá) para preparar o cuscuz, e guarde o restante para regar o prato no final.
Em uma panela média, aqueça 20 g de manteiga. Adicione as cebolas roxas em fatias, um pouquinho de sal e cozinhe por aproximadamente 15 minutos, até que comecem a caramelizar. Acrescente a outra metade do gengibre e da canela, o sal, a pimenta-do-reino, 2 pistilos de açafrão e o açúcar. Cubra e cozinhe por mais 10 minutos. Adicione as passas, 1 xícara (chá) do caldo do cozimento do cordeiro e deixe reduzir até o molho engrossar. Retire do fogo e reserve.

Favas

Leve ao fogo uma panela com água. Assim que ferver, adicione um pouco de sal, as favas e cozinhe por 5 a 10 minutos, até que estejam macias. Retire do fogo, escorra e, se for o caso, descasque-as. Reserve. Aqueça o forno a 200ºC (forno quente).

Cuscuz

Em uma panela, leve ao fogo as 2 xícaras (chá) de caldo reservadas com um pouco de sal e os 2 pistilos de açafrão restantes. Assim que ferver, despeje tudo sobre o preparado para cuscuz. Deixe descansar por 10 minutos, mexendo de vez em quando para soltar os grumos. Ao final do tempo, junte 20 g de manteiga e misture. Reserve em local aquecido até o momento de servir.

Leve a assadeira com a carne de cordeiro ao forno por 5 minutos para que os pedaços fiquem dourados e ligeiramente brilhantes. Retire do forno e reserve.

Adicione as favas ao refogado de cebolas e aqueça (adicione um pouquinho de caldo ou água se a mistura estiver muito seca). Acerte o sal e a pimenta.

Montagem

Espalhe o cuscuz sobre um prato redondo, dando o formato de pirâmide. No topo, disponha o refogado de favas e cebolas e os pedaços de cordeiro. Decore com folhas de salsinha e as amêndoas e regue o cuscuz com o restante do caldo. Sirva imediatamente.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1h30
Execução: moderado
Custo: moderado


Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef