3 kg de carne de peito
2 kg de carne seca
½ kg de pão
½ quilo de paio
10 espigas de milho
12 bananas d'água
1 kg de cenoura
1 repolho
Folhas escolhidas de couve
1 kg de chuchu
1 kg de batata doce
1 kg de aipim
1 kg de jiló
1 kg de quiabo
1 kg de abóbora
Modo de fazer
O cozido requer numerosas panelas, algumas de bom tamanho, e, quando vai à mesa, ocupa várias travessas. Há elementos que devem ser cozidos separadamente, uns porque estragam o gosto da água, outros porque arriscam a quebrar. Segundo a nossa Adélia, o aipim, a abóbora, o jiló, o quiabo e as bananas (sempre cozidos na casca) devem ter cada um sua panela. Na hora de irem à mesa devem ser regados com um pouco de molho tirado da panela geral.
Refogar bem a carne e a linguiça, usando todos os temperos possíveis: cebola, tomate, louro, sal, pimenta, etc., antes de colocá-las na panela do cozido. As espigas de milho também devem ser postas logo na panela, pois levam muitas horas para cozinhar. Os demais ingredientes serão acrescentados aos poucos, segundo o tempo que cada um levar para cozinhar.
Misturar o caldo com farinha de mandioca para formar o pirão, que é, de certo modo, a chave desse prato. Guardo na memória após muitos anos o pirão que me foi servido em Pernambuco num "aferventado peru", como ali chamam uma espécie de cozido. O peru, quando usado, ou um simples frango, serão refogados antes de irem para a panela do cozido.
É mais ou menos indispensável acompanhar o cozido com um molho forte de pimenta.
Socar quatro pimentas-malaguetas com meia colherinha (das de chá) de sal e uma cebola partida. Passar no liquidificador e acrescentar na hora meia xícara de suco de limão.
more amazing news
quinta-feira, 26 de março de 2009
Cozido (à moda da família Nabuco
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Designed By Templateism | Seo Blogger Templates
Nenhum comentário:
Postar um comentário