more amazing news

sábado, 21 de março de 2009

Os benefícios da ingestão de líquidos

Share it Please

HA105_350A.jpgOs benefícios da ingestão de líquidos na hidratação corporal e manutenção da saúde na terceira idade

Estudos científicos nacionais e internacionais recomendam uma ingestão diária aproximada a 1,5 e 2 litros de líquidos para adultos em geral.

Com o avanço da idade, esta indicação passa a assumir significativa importância considerando maior vulnerabilidade e probabilidade para o desenvolvimento e manifestações orgânicas de desidratação celular.

A desidratação entre as pessoas idosas relaciona-se com as seguintes causas básicas: a utilização de medicamentos que induzem ao aumento do volume urinário diário, como diuréticos e anti-hipertensivos e a redução na sensibilidade da sede, mediada pelo cérebro.

Além dos já citados, o processo de envelhecimento acarreta maior ressecamento das mucosas, entre elas, a mucosa oral denominada xerostomia ou boca seca. A xerostomia explica-se pela menor produção e secreção de saliva, pelas glândulas orais, considerada fisiologicamente normal, contudo facilmente corrigida desde que a necessidade de líquidos seja devidamente preenchida.

Mediante este desequilíbrio e dependendo do tempo pelo qual ele se estenda, o corpo humano não só estará mais vulnerável à desidratação como também poderá ser acometido de alterações renais significativas.

O baixo volume corporal de água exigirá esforço maior dos rins, responsáveis pela filtração do sangue e produção da urina, culminando com a retenção de substâncias tóxicas pelo organismo, como uréia, ácido úrico e outras.

É importante ressaltar que em casos de alterações cardiovasculares e renais diagnosticadas e conhecidas, é recomendável a procura de maiores orientações com médicos e nutricionistas, já que nestes casos o volume de líquidos a serem consumidos por dia pode sofrer algumas restrições pertinentes e válidas.

Por razões preventivas e de comodidade, aconselha-se que a ingestão da maior parte destes líquidos seja feita no período da manhã e da tarde, excluindo os exageros noturnos.

Esta orientação visa prevenir possíveis tombos e quedas durante a noite por ausência de luminosidade suficiente no trajeto realizado entre o quarto e a ida ao banheiro, o que pode ocorrer mais de uma vez numa só madrugada.

Quando nos reportamos a adequação da ingestão de líquidos, estamos recomendando que este volume seja atendido não só pelo consumo de água. O consumo de refrescos e sucos de fruta e sopas também estão incluídos no volume diário destes líquidos.

Para refrescos e sucos recomendamos a adição mínima de açúcar refinado ou similares, de acordo com o cliente é aconselhado o uso de adoçantes artificiais. No preparo das sopas devemos ter cuidados na adição do sal de cozinha. O uso exagerado deste é contra-indicado à saúde do coração.

A variedade das frutas usadas nos sucos e no preparo dos refrescos fornecerá ao organismo diversos nutrientes importantes nesta fase da vida. Deve-se manter a mesma conduta para com as sopas, variando os legumes e verduras na sua preparação das mesmas, dando preferência às carnes brancas.

A hidratação adequada do organismo torna-se cada dia mais necessária por representar várias funções importantes :

1. Facilita e melhora o funcionamento intestinal;
2. Auxilia na expectoração de resíduos pulmonares, principalmente nos episódios gripais;
3. Importante regulador na manutenção ideal da temperatura corporal;
4. Além de promover a revitalização das células, mucosas e peles mantendo sua saúde e beleza naturais das mesmas.

Sejamos criativos e ousados deixando de lado a monotonia da alimentação e cardápio para os idosos, bem como para as demais faixas etárias, permitindo-nos a auto promoção de benefícios que venham a contar à favor na construção de hábitos alimentares mais saudáveis e menos preocupantes com relação a qualidade de vida nos tempos atuais.

www.nutriweb.org.br


Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef