more amazing news

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ovos pochés com molho de vinho tinto

Share it Please

- 1/2 cebola grande picada
- 1 pedaço de cenoura picada (aproximadamente 10 cm)
- 1 pedaço de 10 cm de talo de salsão
- 1 pedaço de 3 cm de alho-poró
- 2 xícaras (chá) de vinho tinto
- 3 dentes de alho
- 1 bouquet garni (feito com folhas de salsinha, salsão, louro, tomilho)
- 1 xícaras (chá) de caldo de carne *
- 125 g de bacon em tirinhas
- 150 g de cogumelos brancos frescos (reserve os cabinhos para o molho)
- 12 cebolinhas, bem pequenas e descascadas
- 2 colheres (sopa) de salsinha picadinha
- 4 fatias grandes de pão (tipo italiano)
- 60 g de manteiga
- 4 ovos bem frescos
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- sal, pimenta-do-reino e açúcar
- 1/2 xícara (chá) de vinagre de vinho branco

* ou 1/3 de cubinho dissolvido em 1 xícara (chá) de água

Modo de preparo

Molho

Em uma panela média, aqueça 1 colher (chá) de manteiga e nela refogue, por um minuto, a cebola, a cenoura, o salsão, o alho-poró, o cabinho dos cogumelos, acrescentando uma pitada de sal. Junte 2 dentes de alho (ligeiramente amassados), o vinho, o caldo de carne e o bouquet garni. Abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos, até reduzir um pouco. Acerte o sal, a pimenta e um pouco de açúcar para ajustar a acidez. Passe pela peneira, espremendo bem e volte ao fogo.
Em uma tigelinha, misture a farinha de trigo e 15 g de manteiga. Junte esta pasta ao molho e, misturando sempre, cozinhe até ferver e engrossar. Reserve.

Para os cogumelos (cortados ao meio ou em 4, se muito grandes):

Aqueça 25 g de manteiga e nela refogue os cogumelos com uma pitada de sal. Cozinhe até que estejam dourados, macios e a água tenha se secado. Retire do fogo e reserve.

Para o bacon:

Na mesma panela, doure as tirinhas de bacon, até que estejam sequinhas. Escorra sobre papel absorvente e junte-as aos cogumelos.

Para as cebolinhas:

Coloque-as em uma panelinha com 1 colher (chá) de manteiga, sal e 1 colher (café) de açúcar. Cubra com água, leve ao fogo e cozinhe até que estejam bem macias. Retire-as do fogo e juntes aos cogumelos.

Para os ovos:

Leve ao fogo 2 litros de água. Assim que ferver, junte o vinagre, uma colher (sopa) de sal e abaixe o fogo. Quebre os ovos e coloque em cada uma tigelinha. Deslize os ovos na água fervente e, com a escumadeira, tente envolver a gema com a clara. Os ovos abaixarão ao fundo da panela e depois subirão. Assim que subirem, conte mais um minuto e retire-os da água, deixando que sequem sobre um pano limpo. Reserve.

Para o pão:

Aqueça o forno a 200ºC (forno quente). Esfregue as fatias de pão com o dente de alho restante. Besunte-as com manteiga e polvilhe-as com sal. Leve-as ao forno para dourar.

Para finalizar:

Misture o molho de vinho aos cogumelos, bacon e cebolinhas, aqueça. Acerte o sal, a pimenta e, se for o caso, corrija o excesso de acidez, colocando um pouquinho de açúcar. Sobre cada um dos pratos, coloque uma torrada, sobre ela um ovo e cubra com o molho de vinho. Polvilhe com a salsinha picada e sirva imediatamente.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1h
Execução: moderado
Custo: moderado


Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef