more amazing news

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

10 fatos sobre chás

Share it Please




  1. Infusões saborosas pedem água com oxigênio. Para não perder todo o oxigênio da sua água, não a ferva. A água de uma infusão (seja de ervas frescas ou secas) deve ser aquecida até 90°, o fogo deve ser apagado e só então colocar o sachet (ou as folhas).



  2. Frutas (ameixa, damasco e pêra desidratada são sensacionais) devem ser fervidas por três minutos. Esse processo se chama cocção. Cozinhe suas frutas por três minutos, desligue o fogo e acrescente as especiarias que desejar (maçã com canela é o meu favorito; pêra, damasco e ameixa com cravo também fica uma delícia.)



  3. Chá é o nome da bebida feita com Camellia sinensis. O chá tem origem na China e os primeiros registros do chá na história datam de 2700 a.C. Os chás mais conhecidos no Brasil são o Chá Verde e o Chá Preto, mas também existem preparações chamadas de Chá Branco e Oolong (essas eu nunca tomei).



  4. A diferença entre o Chá Preto, o Oolong, o Chá Verde e o Chá Branco é o grau de oxidação das folhas antes da secagem. (O chá preto é o mais oxidado, o chá branco é o menos oxidado.)



  5. Além da secagem e da torrefação, o processamento do chá pode envolver outras etapas, como a mistura de especiarias e frutas. Os blends mais famosos de chá preto são o Earl Grey, o Lady Grey, o English Breakfast, o Irish Breakfast e o Prince of Wales. O meu favorito desses é o Earl Grey, que leva folhas de bergamota e tem um aroma sensacional. O English Breakfast também é muito bom, puxando para o sabor de especiarias.



  6. No filme O Código Da Vinci, o personagem do Magneto (sorry, não lembro o nome, não li o livro) pergunta ao personagem do Tom Hanks (again, sorry) se ele quer o chá com limão ou com leite. Britânicos tomam chá com limão e com leite, dependendo do blend: Irish Breakfast pede leite, Earl Grey pede limão. Mas isso não é regra.



  7. Beber chá faz muito bem para a saúde. No entanto - como tudo de bom nessa vida - um pouco de moderação sempre é prudente. Para ser bem sucinta: chás contém poderosos anti-oxidantes, cafeína e outros amino-ácidos, cada um à sua maneira.



  8. Além do chá, as infusões também são uma ótima opção de bebida no inverno (e no verão, se geladas). Uma infusão de hortelã, capim cidreira, manjericão e raspas de limão é super refrescante e acalma, bom para tomar a noite.



  9. Outra infusão deliciosa é a de casca de laranja (quanto menos "branco" tiver na sua casca, melhor) com noz moscada, cravo e canela.



  10. Antes de beber chá, aqueça a xícara. Ou caneca, no meu caso. Não tome chá - e nenhuma outra bebida quente - em copos descartáveis e atente para a qualidade da água.




mais informacoes neste link


Related post



3 comentários:

  1. Oi =)
    Bacana ver meu post aqui. Só poderia estar um pouco melhor sinalizado de onde veio, né?

    ResponderExcluir
  2. ok carla, entao vou te fazer um post em sua homenagem, certo? assim eu peço desculpas a vc.
    inte

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esse resumo, tive que que colocar em meu blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef