more amazing news

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Pernil com ervas

Share it Please


Pernil
- 1 pernil suíno de aproximadamente 4 kg
- 1,5 litro de vinho branco seco
- 10 ramos de tomilho
- 1 ramo de alecrim
- 10 folhas de sálvia
- 1 maço de salsinha
- 1 maço de manjericão
- 4 folhas de louro
- 8 dentes de alho em lascas grossas
- 1 xícara de chá de azeite (aproximadamente)
- 1 cebola cortada em rodelas
- 1 cenoura cortada em rodelas
- Sal e pimenta-do-reino
Farofa
- ½ concha da gordura da assadeira do pernil
- 100 g de bacon em cubinhos
- 20 g de manteiga
- 1 cebola grande picada
- 1 xícara de chá de azeitonas verdes em lascas
- 4 xícaras de chá de farinha de mandioca crua
- 1 xícara de chá de salsinha picada
- Sal

De véspera, tempere o pernil com pimenta, as ervas (deixe os ramos inteiros, só separe as folhas do alecrim), o louro e regue com o vinho. Cubra com filme plástico e leve à geladeira. Retire apenas uma hora antes de assar.
Aqueça o forno a 220ºC (forno quente) por 10 minutos. Unte uma assadeira grande com azeite e sobre ela espalhe as rodelas de cebola e cenoura. Retire o pernil da marinada, que deverá ser reservada. Seque com papel absorvente e tempere com sal e pimenta. Coloque o pernil na assadeira e regue com o azeite. Espalhe os dentes de alho e as ervas ao redor (se desejar, faça incisões com a ponta da faca na carne e nelas coloque lascas de alho e ervas).
Leve o pernil ao forno por aproximadamente 20 minutos. Retire do forno, regue com um pouco da marinada, cubra com papel-alumínio, abaixe a temperatura para 180ºC (forno médio) e volte com a assadeira ao forno. Regue o pernil a cada 30 minutos por cerca de 4 horas com a marinada restante, completando com água se necessário. Após este período, verifique o cozimento do pernil, espetando a lâmina de uma faca na parte mais grossa da peça, sem encostar no osso. Se, ao retirar a faca, a lâmina estiver bem quente e os sucos que subirem à superfície saírem bem claros, o pernil estará cozido. Retire o papel-alumínio, regue o pernil com mais um pouco de azeite e volte ao fogo para dourar. Quando estiver bem dourado, retire o pernil da assadeira.
Para o molho, despeje duas xícaras de chá de água (ou um pouco mais de vinho) no fundo da assadeira e raspe o fundo com uma colher de pau. Leve a assadeira ao fogo e deixe ferver por alguns minutos. Coe o molho, retirando o excedente de gordura (guarde meia xícara para a farofa). Acerte o sal, a pimenta e aqueça no momento de servir.
Farofa
Em uma frigideira grande, aqueça a gordura do pernil e junte os cubinhos de bacon. Quando começarem a secar, junte a manteiga e a cebola. Quando a cebola começar a dourar, junte as azeitonas e a farinha. Misture bem, coloque a salsinha picada e acerte o sal (se a farofa estiver seca, junte um pouco mais de manteiga). Retire do fogo e reserve. Sirva o pernil com o molho e a farofa ao redor.


Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef