- Rendimento
- 6 pessoas
- 4 a 5 kg de pato ou dois patos médios
- Vinha-d'alhos: suco de 5 limões, 5 cabeças de alho socadas, 1/2 litro de vinagre de álcool, pimenta-de-cheiro, sal a gosto.
- 5 litros de tucupi
- 3 pimentas-de-cheiro
- alho a gosto
- 6 maços de folhas de jambu
- Temperos: alfavaca, chicória do Norte e sal a gosto.
- Para o molho de pimenta
- 17 pimentas-de-cheiro
- 1 dente de alho
Um pouco de tucupi fervente
- Sal a gosto
- Acompanhamento
Lavar os patos com limão. Em uma panela preparar a vinha-d'alhos que se faz apenas misturando os ingredientes acima mencionados. Acrescentar os patos e deixar descansar nos temperos por um bom tempo (de preferência descansando um dia inteiro na geladeira).
Depois, colocar os patos para assar em forno médio, regando-os com o líquido da vinha-d'alhos, à medida que forem dourando. Retirá-los deixando que resfriem e cortá-los em pedaços (se quiser pode desossá-los e retirar a pele). O tucupi deverá estar sendo fervido com as pimentas-de-cheiro, o alho (3 dentes seriam o bastante, mas pode-se pôr mais), a alfavaca, a chicória e o sal.
Retirar três litros de tucupi e reservar. Nos dois litros restantes, ferver os pedaços de pato até ficarem bem macios. Separar folhas de jambu e lavá-las em água corrente. Escaldá-las em água fervente com sal e retirar em seguida, reservando, pois o jambu só será colocado quando o pato estiver já pronto.
- Preparo do molho de pimenta Para formar um molho, amassar as pimentas-de-cheiro com sal, acrescentando o dente de alho socado e um pouco de tucupi fervente.
- Montagem
Em um vaso de barro, colocar os pedaços de pato e as folhas de jambu, pondo em cima o tucupi que sobrou, que não foi usado para amaciar os patos, servindo com o molho de pimenta.
O pato no tucupi deverá ser acompanhado de arroz branco e farinha-d'água de mandioca e pimenta de cheiro (se preferir).
Nenhum comentário:
Postar um comentário