more amazing news

sexta-feira, 19 de junho de 2009

PROMOÇÃO DO CONSUMO DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS:O PROGRAMA “5 AO DIA”

Share it Please

Melhorar a qualidade de vida é o principal objetivo das estratégias de promoção da saúde desenvolvidas em todo o mundo. Um desafio importante na atualidade é buscar reverter o aumento acelerado do número de casos de doenças crônicas não transmissíveis, principalmente a obesidade, as doenças cardiovasculares, o diabetes mellitus e o câncer.


A alimentação inadequada e a inatividade física são fatores fundamentais para a ocorrência dessas doenças. As tendências globais observadas em relação a esses dois fatores são: aumento do consumo de gorduras saturadas e hidrogenadas; substituição do consumo de alimentos ricos em nutrientes por alimentos energeticamente densos e pobres em vitaminas, minerais e fibras; aumento do consumo de alimentos salgados e gordurosos e redução dos níveis de atividade física.


Estratégia Global de Alimentação, Atividade Física e Saúde


Diante deste cenário, e com o intuito de contribuir para a promoção da saúde e para a prevenção da obesidade e de outras doenças crônicas ligadas à alimentação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a iniciativa denominada "Estratégia Global de Alimentação, Atividade Física e Saúde" (EG), que foi aprovada por 192 países, incluindo o Brasil, na última Assembléia Mundial de Saúde, realizada em maio de 2004. O objetivo desta iniciativa é promover e proteger a saúde orientando o desenvolvimento de ações sustentáveis nos níveis comunitário e regional, de forma a contribuir para reduzir as taxas de doenças e mortes relacionadas à alimentação inadequada e inatividade física nas populações.


A Estratégia Global recomenda ações que incrementem o conhecimento dos indivíduos sobre escolhas alimentares mais saudáveis e, pela primeira vez, prevê ações que modifiquem o ambiente de modo a tornar as escolhas saudáveis realmente factíveis. Em relação à alimentação, a Estratégia Global recomenda:


• Buscar o balanço energético (equilibrar as calorias ingeridas e gastas pelo organismo) e o peso saudável;


• Limitar o consumo de gorduras totais, substituir o consumo de gorduras saturadas por insaturadas e buscar eliminar o consumo de gorduras trans;


• Aumentar o consumo de frutas, legumes, verduras, cereais integrais e castanhas;


• Limitar o consumo de açúcares livres;


• Limitar o consumo de sal (sódio) de todas as fontes e assegurar que o sal seja iodado;


• Regulamentar a propaganda de alimentos industrializados, em particular aquela dirigida ao público infantil.


Programa 5 ao dia


Para promover o consumo de frutas, legumes e verduras (FLV) foi criado o Programa "5 ao Dia". O objetivo do programa é promover o consumo diário de, pelo menos, cinco porções de frutas, legumes e verduras, a fim de contribuir para a prevenção de diversas doenças crônicas associadas à alimentação. Este programa, iniciado nos Estados Unidos da América em 1991 a partir de uma ampla aliança entre instituições de saúde e de agricultura, é hoje uma realidade em mais de 30 países, sendo a estratégia de promoção do consumo de frutas, legumes e verduras mais reconhecida no mundo.


No Brasil, o programa "5 ao Dia" tem sido difundido pelo Instituto Brasileiro de Orientação Alimentar (IBRA), uma organização sem fins lucrativos, que vem buscando parcerias para esta iniciativa. Até o momento o IBRA tem adotado como estratégias a sensibilização da população para a importância da alimentação saudável por meio de palestras, produção e distribuição de materiais informativos que apóiem campanhas promocionais, além de eventos e seminários desenvolvidos em empresas, entidades de classe, escolas, redes de comércio varejista de alimentos e outras instituições.


As mensagens centrais deste programa são:


• Consuma diariamente pelo menos 5 porções de frutas, legumes e verduras. Preferencialmente, as cinco porções devem estar divididas em 3 porções de legumes e verduras e 2 porções de frutas, porque: a) as frutas são geralmente usadas como lanche, sobremesa ou suco e é fundamental que, nas preparações do almoço e do jantar, as verduras e os legumes substituam parte dos alimentos de alta densidade energética consumidos no cotidiano (alimentos industrializados, frituras etc.); e b) as verduras e os legumes, em média, apresentam menor densidade energética e menor teor de carboidratos que as frutas, contribuindo para a diminuição do total de calorias consumidas a cada dia.


Alguns alimentos como batatas (inglesa, doce, baroa), aipim, inhame e cará são fonte de carboidratos (açúcar), ou seja, apresentam maior densidade energética (quantidade de calorias por peso de alimento) do que os legumes em geral. Por isso, não devem ser incluídos na contagem das porções diárias.


• Brinque com as cores dos alimentos: quanto mais colorida, mais saudável é sua alimentação Uma maior variedade de frutas, legumes e verduras garante o consumo de diferentes nutrientes e sabores, evitando a monotonia alimentar.


• Distribua frutas, legumes e verduras em todas as suas refeições. De forma geral, recomenda-se que as pessoas realizem de 4 a 6 refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Quando a pessoa realiza pelo menos 5 refeições diárias, fica mais fácil incluir pelo menos uma porção de fruta, um legume ou uma verdura em cada refeição.


Como adotar o "5 ao Dia"


Dicas para o dia-a-dia


Para que as mensagens acima possam se traduzir em atitudes cotidianas,


aqui vão algumas dicas:


• Dê preferência para os produtos da estação, pois são mais baratos, saborosos e mais ricos em nutrientes. Em alguns lugares, como as feiras livres, são mais frescos. Esses alimentos são perecíveis, por isso a compra deve ser realizada em pequenos intervalos (em geral, semanalmente), na quantidade suficiente até a próxima compra.


• Incremente suas refeições com frutas, legumes ou verduras. As frutas podem ser usadas para enriquecer e dar um toque diferente nas saladas. Algumas verduras ou legumes podem ser cozidos juntos com o arroz (ex: brócolis, agrião, tomate), com algum tipo de carne (agrião ou cenoura) ou acrescentados à farofa (couve ou cenoura). Eles conferem cor e sabor às preparações, aumentam o teor de vitaminas e minerais e permitem maior variedade no cardápio do dia-a-dia.


• Varie o tipo de corte e a forma de preparo das frutas, legumes e verduras para estimular o consumo, principalmente entre as crianças.


• Deixe sempre à mão frutas prontas para serem consumidas, isto é, higienizadas e em lugar visível. Não há quem resista a um prato de frutas coloridas e saborosas.


• Sempre que possível, coma frutas, legumes e verduras crus e/ou com casca (desde que devidamente higienizados): eles fornecem menos calorias por porção e são mais ricos em fibras.


• As frutas frescas ou secas podem ser utilizadas nos lanches, durante reuniões de trabalho, ficam saborosas quando combinadas a iogurte, a sementes torradas, como de abóbora e girassol e a cereais, como granola e aveia.


• Leve sempre fruta fresca ou seca com você. Na hora que a fome apertar, em vez de um salgadinho ou um biscoito, você terá uma opção mais saudável.


• Troque o refrigerante ou chá gelado por suco de fruta natural.


• Invente novas receitas! Experimente frutas e legumes que você não tem o hábito de comer!


No ambiente escolar


É mais fácil construir bons hábitos do que modificá-los no futuro:


• Promova ações educativas com o tema "5 ao Dia" no cotidiano escolar ou em dias de mobilização. Uma boa oportunidade de promoção do tema é a Semana de Alimentação Escolar, que é celebrada na terceira semana de maio de cada ano na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Este evento está, no momento, sendo expandido para outras redes de ensino (particular e pública de outros municípios).


• Garanta, no Programa de Alimentação Escolar e nas cantinas escolares,


a oferta cotidiana de frutas, legumes e verduras.PROMOÇÃO DO CONSUMO DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS:O PROGRAMA "5 AO DIA" « Profª. Neusa - Alimentação e Nutrição Escolar


Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef