more amazing news

quarta-feira, 23 de abril de 2008

sorvete caseiro vo dinah

Share it Please



  • 6 ovos (clara e gema separadas)

  • 1 lata de leite condensado (a vó se recusava a usar qualquer outra marca que não aquela cuja embalagem agora tem cintura - estou certa de que a nova configuração não a agradaria nada-nada)

  • 2 vezes a mesma medida da lata de leite integral

  • 1 lata de creme de leite

  • 6 colheres de sopa rasas de açúcar

  • 2 colheres de sopa cheias de achocolatado em pó




  1. Comece fazendo o creme amarelinho do fundo. Gosto de passar as gemas por uma peneira para retirar delas aquela membrana e evitar que o doce tenha gosto de ovo. Sobre as gemas, numa leiteira ou panelinha, acrescente o leite condensado e o leite. Mexa bem para dissolver e leve ao fogo brando, mexendo sempre, somente até a mistura engrossar. Atenção! Cremes feitos com gemas requerem carinho e podem talhar quando atingem a fervura. Tão logo perceba que o creme cobre as costas da colher de pau, como mingau ralinho, desligue o fogo.

  2. Despeje o creme amarelo numa vasilha que possa ir ao freezer. Ele ocupará metade do recipiente, pois o restante será habitado pelo creme branco e o de chocolate.

  3. Bata as claras em neve. Na falta de uma batedeira, ou mesmo de um batedor manual de arame, não se acanhe! Passe a mão em dois garfos e chacoalhe as pelancas do adeus. Vai demorar uns minutos a mais, mas o resultado será tão bom quanto. As claras estarão 'em neve' quando ficarem branquinhas e formarem uns picos (aqui, prefiro recorrer à nomenclatura lusa, que em vez de 'em neve' apresenta 'em castelo', expressão ao meu ver tanto mais poética quanto precisa para instruir o Leitor e a Leitora).

  4. Às claras, adicione as colheres de açúcar e misture. Some a esse suspiro o creme de leite sem soro, misturando bem. Para retirar o soro do creme de leite, abra a lata (sem sacudir, mexer ou virar muito), enfie uma faca entre o creme e a parede da lata para deixar o ar entrar e, ainda com a faca ali dentro, incline a lata para deixar escorrer o soro.

  5. Despeje pouco mais da metade desse creme branco sobre o creme amarelo. Ao que restou, adicione o achocolatado, misture bem e despeje por sobre o sorvete para finalizar, de modo aleatório ou decorativo (na porção que recortei da foto, só tem chocolate, mas a cobertura fica mesclada).

  6. Leve ao congelador até firmar bem (gosto de fazer essa sobremesa com um dia de antecedência e retirá-la do congelador uns 15 minutos (ou meia hora, se o dia estiver frio) antes de servir. via

Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef