Não querendo, dar lições a ninguém, vou falar-vos da minha contribuição para a saúde do nosso querido planeta, ao mesmo tempo que vou poupando uns euros que estão cada vez mais escassos.
Conforme disse não quero dar lições apenas partilhar convosco alguns truques que aplico no dia a dia e na gestão da minha casa.
RECICLAGEM
Tornou-se moda, e para isso basta ver o preço absurdo que pedem por um eco ponto doméstico, acho que adquirir um, só ajuda a reciclar o nosso dinheiro, pois para alem de serem caríssimos, são pequenos principalmente se o locar de reciclagem mais próximo não for logo ali ao virar da esquina. Por isso improvisem, por exemplo: para as pilhas ou tinteiros uso garrafões de plástico vazios, para o papel uma caixa de cartão (se for forrada com folhas de jornal fica original e já estão a reciclar), para as embalagens e para o vidro terá que ser algo maior se tiver tampa pode ser posto no exterior.
Uma das coisas que me preocupa, é o óleo de cozinha utilizado, não deve ser despejado no lava loiças ou sanita, pois as estações de tratamento de águas já não têm capacidade de decomposição para eles. Li algures que deveríamos colocar o óleo dentro de garrafas de plástico e depois colocar no lixo normal para ir para o aterro, mas se assim for, e como não acredito que alguém se dê ao trabalho de abrir todas as garrafas e despeja-las, o plástico acaba por ir para o sítio errado., por isso encontrei uma solução que me parece muito boa, coloco no fundo do saco do lixo uma camada de areia absorvente para gatos e em cima despejo o óleo que é absorvido pela areia.
As embalagens de plástico ou esferovite, reutilizo-as para congelar alimentos, os sacos de plástico para colocar lixo, os frascos de vidro para especiarias, sementes ou no escritório para clips e na casa de banho para ganchos do cabelo e elásticos.
As embalagens dos ovos são óptimas para germinar sementes.
ÁGUA
È a maior riqueza que o nosso planeta nos oferece, já vos aconteceu haver uma avaria do fornecimento de água? È de dar em doida! Por isso ao mesmo tempo que contribuo para a sua preservação vou poupando uns cêntimos e as minhas plantas adoram.
Quando cozinho massa, arroz, batatas, etc.… a água em vez de ir pelo ralo vai directa para o regador, depois de fria serve para regar as plantas.
A água de por a loiça de molho, (desde que não leve detergente) também serve.
A água de cozer carne, peixe, legumes, marisco ou caça, serve para fazer caldos que podem ser congelados e utilizados em arroz, massa, guisados, sopas, molhos, enfim, tudo o que pede caldos.
ALIMENTAÇÃO
Não sou pessoa de gastar rios de dinheiro quando vou ao supermercado, no entanto não falta nada na minha dispensa e todos os dias cozinho, para isso tenho alguns truques, o mais importante é PLANEAMENTO, ou seja, planeio com antecedência de uma semana as refeições, actualizo a lista de ingredientes e não vou ás compras sem ela.
No supermercado e com a lista na mão, não convêm ir de barriga vazia, (isso todas sabemos), depois, estar atenta a promoções, por vezes não são tão boas como pretendem parecer, as marcas próprias dos supermercados por norma têm qualidade e o preço é muito bom, os produtos ao melhor preço nunca estão ao nível dos nossos olhos por isso ao percorrer os corredores verifico sempre as prateleiras inferiores é aí que estão as pechinchas.
Não compro refrigerantes nem bolachas ou bolos de pacote, (e tenho uma filha pré adolescente). No primeiro caso a água, o leite e os sumos de fruta naturais, são mais saudáveis e indiscutivelmente muito mais baratos, no segundo caso tenho prazer em confeccioná-los eu própria e assim garanto a ausência de corantes conservantes e todas aquelas coisas que aparecem na composição começadas por E- qualquer coisa.
Em casa, e também por falta de tempo, ao fazer o jantar tenho que fazer logo conta com o almoço do dia seguinte, mais uma salada, fruta umas fatias de queijo e bom pão acabam por guarnecer qualquer mesa e estômago.
ENERGIA
Optei pelo ciclo bi horário de fornecimento de energia eléctrica, coloquei uma ficha programável na máquina de lavar roupa e assim só funciona durante a noite, o mesmo para a máquina da loiça, (que raramente uso).
Optei por lâmpadas economizadoras, são mais caras mas duram uma eternidade e com um consumo de 40 Watts consegue-se uma luz de 100.
Há uma vertente de sacrifício no meio disto tudo, e no meu caso é o facto de passar o domingo, (a energia nesse dia é pela metade do preço), agarrada ao ferro de engomar e ao forno que é eléctrico, por isso o domingo é também dia de bolos e bolachinhas.
Em relação ao gás, passei a gastar metade desde que comprei um esquentador inteligente.
Grelhados na brasa, económicos e saborosos o que mais se pode pedir, no Verão é óbvio os grelhados no exterior são uma festa, mas no Inverno a lareira serve para mais do que aquecer e dar ambiente, para além de fazer grelhados, (aconselho a fazer limpeza à chaminé uma vez por ano), também serve para cozer feijão, grão ou carne na púcara de barro e o sabor é irresistível.
Na rua, e nas minhas deslocações diárias utilizo a bicicleta, pois tenho a sorte da minha casa ser relativamente próxima do escritório, equipamento necessário: mochila. Vantagens: Poupança de combustível e de euros, preservação do ambiente e estar em forma. Desvantagens: renuncia ás saias e saltos altos.
http://tachosdensaio.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário