more amazing news

terça-feira, 10 de junho de 2008

Pudim de tapioca com baba-de-moça

Share it Please

Tapioca
- ½ xícara (chá) de tapioca granulada
- 500 ml de leite integral
Caramelo
- 200 g de açúcar
- 1/4 xícara (chá) de água
Pudim
- 1/2 xícara (chá) de tapioca granulada já hidratada no leite
- 600 ml de leite condensado
- 200 ml de leite de coco
- 30 g de manteiga
- 6 ovos (2 inteiros e 4 separados)
- 1 coco fresco ralado
Baba-de-moça
- 270 g de açúcar
- 120 ml de água
- 240 ml de leite de coco
- 6 gemas

Caramelo
Antes de fazer o pudim de tapioca, deixe-a de molho no leite por, no mínimo, quatro horas. Coloque o açúcar em uma panela pequena e leve ao fogo até começar a derreter ligeiramente. Abaixe o fogo e deixe o açúcar derreter por completo (se quiser um caramelo mais doce, deixe ficar na cor de mel; se optar por um caramelo mais escuro, porém ligeiramente amargo, deixe mais um pouco no fogo até a cor de âmbar). Junte a água e mexa com cuidado até desmanchar os grumos. Coloque ainda quente em uma fôrma para pudim (de 18 cm a 20 cm de diâmetro) com buraco no meio e gire para que espalhe bem. Reserve.
Pudim
Esquente o forno a 160°C (forno médio). Em um liquidificador, junte dois ovos inteiros, quatro gemas, a manteiga, o leite condensado, o leite de coco, a tapioca e, por último, o coco ralado. Bata ligeiramente e reserve. Bata quatro claras em neve na batedeira e junte à mistura do liquidificador delicadamente.
Coloque essa mistura em uma fôrma para pudim já caramelizada. Cubra com papel-alumínio. Coloque a fôrma com a mistura sobre uma assadeira média e preencha com dois centímetros de água. Leve ao forno pré-aquecido em banho-maria. Após uma hora de cozimento retire o papel-alumínio e deixe assar até corar.
Baba-de-moça
Numa panela, coloque o açúcar e a água. Leve ao fogo alto, mexendo sempre, e deixe que o açúcar se dissolva. Pare de mexer e cozinhe até obter uma calda em ponto de bala mole. Tire do fogo, junte o leite de coco, misture bem e deixe esfriar.
Passe as gemas por uma peneira, deixando cair numa tigela, e acrescente à mistura já fria. Cozinhe em fogo brando até engrossar, sem deixar ferver para não talhar as gemas. Tire do fogo, deixe esfriar, coloque em uma molheira e sirva acompanhando o pudim de tapioca.

Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef