more amazing news

domingo, 31 de agosto de 2008

GUARANÁ

Share it Please


Origem: Brasil - Região da floresta amazônica, principalmente próximo aos rios Madeira, Tapajós, Amazonas, Marau e Andira.


Nome popular: Guaranazeiro


Características da planta: Cresce numa trepadeira que pode atingir grande porte quando sobe nas grandes árvores; quando cresce em local aberto, fica rasteiro; tem flores brancas agrupadas ao longo do caule. Há duas variedades: Uma, encontrada nas bacias fluviais do Alto Orenoco e Alto Rio Negro e, outra, nos municípios de Maués, Parintins. O fruto tem coloração avermelhada, fica entreaberto quando maduro, mostrando as sementes negras que lembram pequenos "olhos".


Dicas para consumir: Depois de torradas e moídas, as sementes formam uma massa de cor cinzenta, que é defumada para secagem. Aí muda de cor para vermelho-escura, podendo ficar roxa, mas escurecendo com o tempo, devido à oxidação. O "pão", barra ou bastão de guaraná é uma massa muito dura que precisa ser lixado com uma lima de aço ou, como fazem as populações rurais da Amazônia, com o osso hióide (erradamente chamado de língua) do Pirarucu, peixe semelhante ao bacalhau, muito comum na região.


Lenda: Há várias lendas indígenas sobre o guaraná - eis uma delas: Conta que na Mundurucânia, entre os rios Tapajós e Madeira, vivia uma índia sateré que conhecia muito bem a floresta. Um dia, ela apareceu grávida, sendo que o povo acreditava que para uma mulher engravidar, bastaria ser olhada por um homem, uma árvore ou até mesmo um animal do mato, que, por ventura, a desejasse como esposa. Seus familiares, descontentes, passaram a maltratá-la; então, ela fugiu e, sozinha na floresta teve seu filho. Era um menino forte, bonito, cheio de vida e livre; viviam felizes ali junto a uma maloca que, posteriormente, ela havia encontrado. Contudo, Anhangá (espírito do mal na crença nativa), tinha inveja do pequeno índio, até que um dia, ao subir em uma árvore para apanhar frutos, Anhangá se transformou em uma grande serpente e mordeu o menino, matando-o imediatamente. Quando o encontraram morto na floresta, uma grande tristeza tomou conta de toda a tribo e todos choraram muito. Naquele momento, uma grande tempestade atingiu a floresta, e um raio caiu perto do corpo do menino. Todos ficaram muito assustados, então a mãe do menino falou: "É Tupã que se compadece de nós. Quer que enterremos os olhos de meu filho, para que nasça uma fruteira, que será nossa felicidade". Assim foi feito. Alguns dias depois, no mesmo local nasceu uma planta que os índios ainda não conheciam. Era o Guaranazeiro. É por isso que os frutos do guaraná são sementes negras rodeadas por uma película branca, muito semelhante a um olho humano.


Composição: O guaraná é um forte estimulante; depois de beneficiado, contém altos teores de cafeína superiores aos do chá e do café. Outros ingredientes: Ácido tânico, Saponina, Amido, Glicose, Fibra vegetal, Pectina, Dextrina, Ácido Málico.


Indicações Terapêuticas: - Estimula a circulação sanguínea, evitando tromboses, enxaquecas, câimbras, arteriosclerose; - Mantém o cérebro ativo intelectualmente; - Combate o mau colesterol, o estresse, a depressão, o envelhecimento precoce; - É anti-coagulante (pode prevenir o infarto); - Regula o sistema digestório (evita formação de toxinas, fermentação exagerada, flatulência, etc.; - É diurético; - Alivia cólicas mentruais; - Facilita a broncodilatação, aliviando as crises de asma; - É moderador do apetite.


ATENÇÃO: Algumas dessas propriedades ainda não foram totalmente comprovadas cientificamente. Portanto, além do natural cuidado no seu emprego, não se deve consumir em grande quantidade, sem controle de um especialista, além, logicamente, de orientação médica, pois cada caso é diferente e precisa ser avaliado corretamente. via

Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef