more amazing news

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Tarte de frango e legumes à camponesa

Share it Please

para 6 pessoas

Massa
- 250 g de farinha de trigo
- 125 g de manteiga amolecida
- água morna q.b.
- 1 pitada de sal
- farinha para polvilhar
- manteiga para untar
Recheio
- 100 g de manteiga
- 100 g de alho-francês (parte branca) cortado em rodelas finas
- 100 g de cenouras cortadas em cubos pequenos
- 100 g de batatas cortadas em cubos pequenos
- 300 g de sobras desfiadas de frango (ou de peru)
- 2 colheres (sopa) de amido de milho (maizena)
- 500 ml de leite
- 3 ovos
- sal & pimenta

Preparar a massa: misturar a farinha com o sal e a manteiga cortada em pedacinhos. Amassar, juntando pequenas quantidades de água aos poucos até formar uma massa homogénea e maleável. Formar uma bola e deixar repousar numa tigela polvilhada de farinha por 30 minutos.
Pré-aquecer o forno a 170ºC. Untar uma tarteira com manteiga e reservar.
Preparar o recheio: derreter a manteiga numa frigideira. Refogar as rodelas de alho-francês até ficarem macias. Adicionar os cubinhos de batata e de cenoura. Refogar mais um pouco e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando até os legumes se apresentarem cozidos mas ainda firmes. Adicionar o frango desfiado e envolver. Temperar com sal e pimenta. Retirar a frigideira do lume.
Estender a massa com o auxílio de um rolo na bancada polvilhada de farinha, formando um disco. Forrar a tarteira com a massa. Espalhar o preparado de frango e legumes pela massa.
Dissolver o amido de milho no leite frio. Levar ao lume e deixar levantar fervura sem parar de mexer com uma vara de arames. Cozinhar sem parar de mexer até o molho ficar cremoso e engrossar um pouco.
Retirar o tacho do lume e adicionar os ovos, misturando muito bem com a vara de arames. Temperar com sal e pimenta. Despejar o molho sobre o preparado de frango e legumes.
Levar ao forno por 45 minutos, a 170ºC, ou até a tarte se apresentar firme e dourada. Deixar repousar por 20 minutos fora do forno antes de fatiar. Servir a tarte morna ou fria, acompanhando com salada de alface.

Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef