more amazing news

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Especiarias e Ervas protegem das consequências dos elevados índices de açúcar no sangue

Share it Please

FAN2011655.JPGAs ervas e especiarias são ricas em antioxidantes, e um novo estudo da Universidade da Georgia sobre nutrição sugere que são também potentes inibidores dos danos causados nos tecidos celulares devido a altos níveis de açúcares no sangue.


Os investigadores, que publicaram os resultados na corrente edição do Journal of Medecinal Food, um jornal especializado em nutrição e alimentação medicinal, testaram extratos de 24 ervas e especiarias comuns. Para além de descobrirem altos níveis de compostos ricos em antioxidantes, conhecidos como fenóis, revelaram uma correlação direta entre os fenóis e a capacidade dos extratos bloquearem a formação de compostos que contribuem para os danos causados pelas diabetes e envelhecimento.


"Porque as ervas e especiarias têm um baixo teor calórico e são relativamente baratos, são uma excelente forma de introduzir muitos antioxidantes e elementos anti-inflamatórios na sua alimentação," diz o co-autor do estudo James Hargrove, professor associado de Dieta e Nutrição na UGA College of Family and Consumer Sciences.


Hargrove explicou que quando os níveis de açúcar no sangue são elevados ocorre um processo conhecido como glicação proteica, na qual os açúcares formam ligações com as proteínas e produzem o que geralmente são denominados como produtos finais de glicação avançada (PFGA ou AGEs). Estes compostos activam o sistema imunitário, o que resulta na inflamação e danos nos tecidos devido ao envelhecimento e diabetes.


Os investigadores descobriram uma forte e direta correlação entre o teor de fenol nas ervas e especiarias comuns e a sua capacidade de inibir a formação dos compostos PFGA. O cravinho e a canela apresentam níveis de fenol na ordem dos 30% e 18%, respectivamente, enquanto que o orégano e salva apresentam 8% e 6%. Comparativamente, os mirtilos, que são bastante conhecidos pelas suas capacidades antioxidantes, contêm apenas 5% de fenol.


Diane Hartle, co-autora do estudo e professora associada da UGA College of Pharmacy, afirma que os fenóis são absorvidos de forma diferente pelo corpo e possuem diferentes mecanismos de ação, sendo provável que a ingestão de uma grande variedade de especiarias diferentes possa ser mais benéfico e eficaz.


"Se você montar uma pequena horta de especiarias e ervas, mesmo no interior de casa, e temperar a sua comida regularmente e com criatividade, poderá duplicar ou triplicar o valor medicinal da refeição sem aumentar o valor calórico," afirma Hartle.


Ela acrescenta ainda que controlar os níveis de açúcar no sangue e a formação de compostos PFGA através da nutrição pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares associadas com as diabetes e envelhecimento. Hartle explicou que altos níveis de açúcares no sangue aceleram os problemas de coração, já que os compostos PFGA formam-se no sangue e nas paredes dos vasos sanguíneos. Os compostos PFGA agravam a arteriosclerose, que produz placas de colesterol.


Os estudos realizados em animais de laboratório parecem comprovar a argumentação dos investigadores. A canela e extratos de canela, por exemplo, conseguiram reduzir os níveis de açúcar nos ratos.


"As ervas e especiarias são geralmente reconhecidas como saudáveis e seguras e foram introduzidas na nutrição humana há já milhares de anos. De fato, algumas destas ervas são agora vendidas como suplementos devido aos seus benefícios para a saúde", diz Hartle.


O Professor de Nutrição e Dieta Alimentar do College of Pharmacy e co-autor do estudo, Phillip Greenspan, diz que a grande maioria das pessoas não ingere a sua dose diária recomendada de frutas e legumes. Em vez de temperar a comida com sal - que não acrescenta os benefícios dos fenóis e está ligado a múltiplos problemas de saúde - ele recomenda que as pessoas utilizem uma variedade de ervas e especiarias para melhorar o teor nutricional das suas refeições.


"Ao acrescentar ervas e especiarias à sua dieta, estará a introduzir vários benefícios à alimentação para além do gosto," finaliza Greenspan.


Fontes:


Science Daily ;
http://www.alimentacaosaudavel.org/Especiarias-Ervas.html


Especiarias e Ervas protegem das consequências dos elevados índices de açúcar no sangue « Profª. Neusa - Alimentação e Nutrição Escolar


Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef