Pavê de pêssego
- 1 lata (meio kg) de pêssegos em calda --
- 1 lata (395 gramas) de leite condensado;
- 1/2 xícara (chá) (120 ml) de leite;
- 3 gemas;
- 1 colher (chá) de essência de baunilha;
- 1 clara;
- 2 colheres (sopa) (30 g) de açúcar;
- 1/2 xícara (120 ml) de creme de leite;
- 1/2 xícara (chá) de conhaque;
- 2 caixas (400 gramas ou cerca de 30 unidades de biscoitos, tipo champanhe.
- Escorra os pêssegos e reserve 1 xícara (240 ml) da calda. Reserve também 1 xícara (250 gramas) dos pêssegos escorridos e picados. Corte os pêssegos restantes em fatias e reserve para decorar.
- Numa panela média, junte o leite condensado, o leite, as gemas e a baunilha, e misture bem. Leve ao fogo brando e, mexendo sem parar com uma colher de pau, cozinhe por cerca de 15 minutos ou até a mistura engrossar.
- Retire do fogo e reserve.
- Na tigela da batedeira, coloque a clara e bata em ponto de neve. Acrescente o açúcar, uma colher de cada vez, e continue batendo até a mistura ficar bem firme.
- Desligue a batedeira. Junte o creme de leite e, com uma espátula, misture delicadamente, fazendo movimentos de baixo para cima. Deixe de lado.
- Coloque o conhaque e a calda reservada num prato fundo e misture bem. Umedeça os biscoitos um a um nessa mistura e forre o fundo de uma fôrma de 20 cm x 30 cm.
- Sobre a camada de biscoitos, espalhe o merengue e, por cima, distribua metade do pêssego picado. Cubra com mais uma camada de biscoitos umedecidos, despeje o creme de leite condensado por cima e, por último, distribua o pêssego picado restante.
- Cubra o pavê com filme plástico e leve à geladeira por, pelo menos, 12 horas ou até firmar.
- Decore com as fatias de pêssego e sirva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário