Inverno combina com... Comida! Sem dúvidas, não há estação melhor para a gente se encher de besteiras e comer de tudo! Por isso, é tão difícil manter a forma e continuar aquela dieta que estava caminhando tão bem! Até porque, se existe algo que não dá para negar, é que frio dá sono e fome. E mais ainda, dá tanta que preguiça que acabamos colocando a academia em segundo plano.
Porém, essa mudança de hábito pode proporcionar um aumento de peso e, principalmente, trazer alguns riscos à saúde. Um bom exemplo é o aumento do colesterol ruim (LDL), já que com a chegada dessa estação nós costumamos exagerar no consumo de alimentos calóricos e gordurosos. O mais importante é que você curta essas delícias sem cometer exageros. "A alimentação não deve ser um amontoado de preceitos rigorosos e nem devemos nos privar de certos prazeres. A proibição leva à culpa e à transgressão", ressalta o Dr. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do HCor-Hospital do Coração.
A dica, para que você mantenha o controle, é optar por uma dieta balanceada e abusar das sopas, principalmente antes de dormir. Além de pouco calórico, esse prato pode ser rico em nutrientes, carboidratos e proteínas, tudo de maneira muito equilibrada. "Os legumes têm baixos índices de calorias, são ricos em fibras e facilitam a digestão. Já os grãos possuem, em sua composição nutricional, alta participação de gordura monoinsaturada, a chamada gordura boa, além de eletrólitos como zinco e selênio, que são importantes antioxidantes. No Brasil existem inúmeros produtos naturais e com sabor exótico que podem ser incorporados à alimentação diária" explica o Dr. Magnoni.
Para que você curta essa estação sem se preocupar com a forma, basta seguir essas dicas que o Dr. Daniel Magnoni preparou especialmente para você! Confira:
- Fracionar a alimentação durante o dia;
- Incorporar legumes coloridos à alimentação;
- Incorporar alimentos com sabor acentuado;
- Utilizar frutas em mistura com doces e salgados;
- Utilizar o sabor azedo de algumas frutas na preparação de carnes;
- Reduzir o sal e gorduras saturadas;
- Aumentar gorduras monoinsaturadas, azeite de oliva e canola;
- Evitar ingerir refrigerantes e bebidas gasosas;
- Reduzir o consumo de carboidratos no período noturno;
- Aumentar o exercício aeróbico visando controlar o peso;
- Não comer por impulso;
- Não ir ao supermercado com fome.
Dicas para você aproveitar o inverno sem exagerar nas calorias - Revista SuaDieta
Nenhum comentário:
Postar um comentário