As estações mais quentes provocam mudança de comportamento das pessoas. Quando há calor excessivo necessitamos de maior cuidado com a alimentação para nos sentirmos mais dispostos.
Com o aumento da temperatura o organismo perde mais água e sais minerais através do suor, tornando mais importante o cuidado com a hidratação.
A ingestão de líquidos deve ser freqüente durante todo o dia, sendo necessário pelo menos 8 copos de água por dia, e 2 de sucos de frutas.
Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos.
Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar ainda frituras, pois no Verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.
Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.
SUGESTÕES DE PREPARAÇÕES SALGADAS
Sanduíches: Pão (recheios diversos: molho de PVT, carne moída, alface, cenoura etc.),
Patês de soja, atum, sardinha, cebola, alface etc.
Galinhada;
Risotos variados;
Massa (macarrão, tortas, purês, etc.)
Saladas de verduras, folhas e tubérculos etc.
Salada de macarrão (cenoura, tomate, pimentão, chuchu, frutas etc.)
SUGESTÕES DE PREPARAÇÕES DOCES
Salada de frutas;
Vitamina de frutas com bolachas ou cereais;
Suco de fruta;
Gelatina,
Cremes tipo: Pudim, Flan, Milkshake, Bebidas lácteas e etc.
Para as vitaminas e flans acrescentar gelatinas e bolachas de doce, nunca servi-las sozinhas, pois são alimentos que não possuem valor nutritivo adequado. As bolachas de água e sal estão proibidas, pois estas não contém nutrientes necessários para o desenvolvimento das crianças.
IMPORTANTE:
As preparações salgadas devem ser servidas três vezes por semana e as preparações doces duas vezes. via
Nenhum comentário:
Postar um comentário