Para a massa:
350 g de farinha
2 dl de água
1 casca de limão
50 g de manteiga
sal
Para o recheio:
250 g de bacalhau demolhado
150 g de miolo de camarão (usei mistura de marisco)
1 cebola
2 dentes de alho
50 g de manteiga
2 colheres sopa de farinha
2 dl de leite
sal, pimenta, noz moscada
2 colheres de coentros picados
1 gema
Prepare a massa:
Deite a farinha numa tigela e abra uma cavidade ao centro.
Leve a água a ferver com a casca de limão, a manteiga e o sal. Retire a casca de limão, deite o liquido no meio da farinha e mexa até a massa ligar. Molde uma bola, tape e deixe arrefecer.
Entretanto prepare o recheio:
Coza o bacalhau durante 10 minutos em agua a ferver, 2 minutos antes de terminar a cozedura junte o camarão. Escorra o baclhau e os camarões, mas reserve o caldo.Tire a pele e espinhas ao bacalhau e desfaça-o em lascas.
Aloure a cebola e os alhos na manteiga, adicione o bacalhau e os camarões e misture bem. Polvilhe com a farinha, mexa e regue com o leite mais cerca de 1,5 dl de caldo do bacalhau. tempere com sap, pimenta e noz-moscada e deixe cozer em lume brando até negrossar, junte os coentros picados, mexa e retire do lume.
Em superficie enfarinhada estenda a massa com ajuda do rolo, corte circulos e forre as forminhas das empadas com eles,faça circulos mais pequenos para taparem as empadas. Coloque o recheio dentro das forminhas já forradas com a massa, e por cima coloque o circulo mais pequeno, una bem os bordos, pincele com gema batida e leve a assar em forno quente (200º) até estarem douradinhas.Baú da Conceição: Empadinhas de bacalhau
Nenhum comentário:
Postar um comentário