- 5 dl de feijão manteiga (ou de feijão encarnado) ;
- 1 cebola ;
- 2 cravinhos ;
- 1 colher de sopa de azeite ;
- 1 osso de presunto ou ossos de porco salgados (facultativos) ;
- 2 nabos ;
- 3 cenouras ;
- 3 batatas médias ;
- 1 talhada de abóbora ;
- meia couve lombarda ; vinagre ; sal
De véspera põe-se o feijão de molho em água fria. Introduz-se o feijão em água fria abundante e leva-se a cozer com a cebola descascada e espetada com os cravinhos, o azeite e o osso de presunto ou os ossos de porco.
Estando o feijão cozido, introduzem-se na panela os nabos descascados e cortados em cubos pequenos, as cenouras em rodelas finas e a abóbora em cubos grandes. Assim que as cenouras estiverem macias, juntam-se as batatas descascadas e cortadas em quadradinhos, a rama fresca do nabo ripada e a couve cortada em tiras largas.
Deixa-se cozer tudo e apurar. Rectifica-se o tempero, junta-se sal, se for necessário. Come-se deitando em cada prato 1 colher de café de vinagre.
Utilizando o osso de presunto, deve separar-se e desfiar-se a carne, cortar a gordura em bocadinhos e voltar a introduzir na sopa. Não utilizando o osso de presunto, junta-se um bocado de toucinho entremeado (125 g aprox.) ou mais 3 colheres de sopa de azeite. Há quem goste de comer esta sopa condimentada com umas gotas de piripiri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário