- 1 Kg. lulas limpas, inteiras
- 1 cebola grande
- 1 pedaço de chouriço de carne, cortado em rodelas
- 4 dentes de alho
- ervilhas q.b. (cerca de 250 gr. acaba por ser conforme o gosto de cada um)
- 1 pacote de natas
- azeite, pimenta branca, sal, folha de louro
- 2 ou 3 c. sopa de polpa de tomate
- 2 c. sopa de farinha maisena
- 1,5 dl. vinho branco
Picar grosseiramente a cebola e o alho para um tacho. Juntar o azeite e alourar a cebola, juntando também uma folha de louro. Colocar as lulas e as rodelas de chouriço e deixar cozinhar alguns minutos. Adicionar a polpa de tomate e o vinho branco. Se necessário, ir juntando alguma água para manter as lulas a cozer em molho suficiente. Temperar de sal e pimenta. Quando as lulas estiverem cozidas, e isto deverá ser após uns 30 a 45 minutos, acrescentar as ervilhas. Se utilizar as ervilhas congeladas, passar por água bem quente antes de as juntar (faço isto nem sei muito bem porquê, mas parece-me melhor para não ir com gelo). No fim, juntar as natas e manter em lume brando, mexendo sempre e até engrossar. Se não engrossar o suficiente, utilizar a maisena desfeita num pouco de água ou leite.
Versão Bimby:
O inicio é semelhante ao das lulas gratinadas, receita do livro-base. Deitar o azeite no copo e aquecer 3 min. temp. 100º, vel.1. Juntar a cebola e o alho e picar 5 seg. vel.4. Juntar a polpa de tomate e refogar 8 min. temp.100º vel. 2.
Adicionar as rodelas de chouriço, as lulas, o vinho branco, temperar com sal e pimenta e prgramar 30 min. temp. 100º, vel. colher inversa. Se necessário, adicionar um pouco de água. Juntar as ervilhas e programar 5 min. temp. 100º vel. colher inversa. Juntar as natas bem como a maisena desfeita num pouco de leite e cozinhar mais 5 min. temp. 100º vel. colher inv.
Tenho de admitir, para lulas ficam muito boas. Lulas com Molho Divinal
Nenhum comentário:
Postar um comentário