
A preparação desta receita acabou por ser um pouco estranha, já que andava impressa e embrulhadinha tipo um quantos-queres na minha mala há uns bons meses e pela longa descrição do autor ou autora fazia crer que era bem mais demorada e complexa do que na realidade... poderia ser. Isto é, não sei se me faço explicar, mas ao preparar os ingredientes, com misturinha para aqui e misturinha para ali e camada disto e daquilo, cheguei rápidamente à conclusão, que se confirmou no final, já preparado para ir ao forno, que há uma maneira bem mais simples e rápida para se preparar este gratinado. Fica divinal, para quem gosta de abóbora e couve-flor, como é óbvio, mas vejam lá se não concordam com a forma mais abreviada, que pretendo usar da próxima vez. Vai dar ao mesmo e não é preciso andar a tirar do forno e a mexer para misturar a farinha a seco com o leite e companhia!!! Outra coisa, o tempo de forno tem de ser maior, reservem uma boa hora e meia, duas horas para que os legumes fiquem bem macios.
Ingredientes:
- 1 chavena de pão ralado
- ½ chávena de sementes de abóbora (não usei)
- 1 c sopa de manteiga sem sal derretida
- 1 c. de chá de tomilho seco
- ¾ chávena de queijo de cabra desfeito em pedaços
- 1 abóbora pequena (sem pele, sem sementes e em pedaços)
- 1 couve-flor (em pedaços)
- 2 c. sopa de farinha
- 2 dentes de alho laminado
- 2 c. chá de sementes de mostarda
- 1 c chá de sal
- 1 c. sopa de cominhos
- 1 c. chá de sementes de coentros
- meia colher de chá de pimenta
- 1 chávena com metade de leite e metade de natas
Aquecer o forno a 210º C. Untar uma travessa de ir ao forno com margarina.
Numa tigela misturar o pão ralado, as sementes de abóbora, caso usem, a manteiga derretida, metade do tomilho, o queijo esfarelado, e reservar.
Noutra tigela, misturar a farinha, alho, sementes de mostarda, sal, cominhos e pimenta e o restante tomilho.
Colocar 1/3 da abobora na travessa e polvilhar com 2 c. de sopa da mistura de farinha. Colocar 1/3 da couve-flor e polvilhar com 2 c. de sopa da mistura de farinha.
Colocar estas camadas sucessivamente até terminar, com a abóbora por cima.
Despejar a mistura leite/natas por cima e levar ao forno cerca de 30 minutos.
Por fim, polvilhar com a mistura de migalhas de pão e o queijo de cabra e recolocar no forno mais 30 minutos, até estar bem gratinado.
Da próxima vez faço assim: Preparo um bechamel (uns 500 a 600 ml), sem usar as natas, que tempero com o alho picadinho, as sementes de mostarda, o sal, a pimenta e o restante tomilho. Não vou utilizar as cominhos, pois não gostei do sabor que deram ao gratinado. Disponho os legumes numa travessa de ir ao forno, sem fazer camadas, cubro com o bechamel, deito a mistura do pão ralado e o queijo e vai ao forno...
Fonte: www.delish.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário